quinta-feira, outubro 16

Dia D do Outubro Rosa será neste sábado (18) em todas as UBSs de Londrina

Neste sábado (18), das 8h às 17h, Londrina terá o Dia D do Outubro Rosa, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), urbanas e rurais, para oferta de preventivo, avaliação das mamas e solicitação de exames como a mamografia, se necessário. O objetivo é reforçar os cuidados preventivos contra os cânceres de mama e de colo de útero.

O preventivo é voltado a mulheres de 24 a 65 anos e a solicitação da mamografia para as de 40 a 74 anos. Para participar, é necessário agendar atendimento direto na UBS ou via telefone da unidade.

A coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscilla Colmiran, lembrou que para a mamografia houve ampliação da faixa etária, pelo Ministério da Saúde (MS), que agora abrange mulheres de 40 a 74 anos. “Lembrando que tanto o câncer de mama quanto o de colo uterino, quando diagnosticados em fase inicial, têm taxa de cura maior que 90%”, informou.

Foto: Emerson Dias / NCom

As ações do Outubro Rosa 2025 foram lançadas em Londrina, pela SMS, no dia 3 de outubro. Com o tema “Prevenção sem Fronteiras”, as atividades abrangem coleta de preventivo em horário estendido, realização de exames, multivacinação, palestras, visita a todas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para cuidar das idosas, Caminhada Rosa no Lago Igapó, entre outras atividades.

Entre as ações, destaca-se a abertura de cinco UBSs em horário estendido, das 19h às 22h, às quartas-feiras, para coleta de preventivo, exame das mamas, multivacinação e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação já aconteceu em três quartas-feiras de outubro e prosseguirá no dia 22, com a abertura das UBSs do Campos Verdes, Alvorada, Armindo Guazzi, União da Vitória e CSU; e no dia 29, com as unidades do Parigot, Pind, Bandeirantes, Casoni e Marabá.

Segundo dados da SMS, nos três dias de abertura das UBSs em horário ampliado (1º, 8 e 15), foram contabilizados 584 agendamentos para coleta de preventivo, que resultaram em 335 atendimentos, realização de 88 testes rápidos para ISTs e 168 mamografias solicitadas. “Estávamos mantendo uma média de cerca de 50% de faltas nas últimas três semanas, mas ontem essa taxa caiu, ficando em torno de 40%, o menor índice do período. Isso significa que a maioria das mulheres agendadas compareceram, o que é muito positivo e um sinal de que estamos conseguindo alcançar aquelas mulheres que trabalham e não têm como ir à UBS em horário comercial”, afirmou Colmiran.

A coordenadora de Saúde da Mulher reforçou que quem não conseguiu fazer o agendamento durante a campanha pode procurar a unidade de saúde a qualquer momento do ano para marcar o exame preventivo ou a mamografia. “Ir até a unidade também é uma oportunidade de conhecer os serviços que a UBS oferece à comunidade, como grupos de tabagismo, nutrição, alongamento, caminhada e dor crônica. É uma chance de acessar outras ações preventivas, não só voltadas ao câncer de mama e colo de útero, mas também à saúde do adulto de forma geral”, afirmou.

Foto: Emerson Dias/NCom

Multivacinação – Também no sábado (18), haverá o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, visando atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas disponíveis no Calendário Nacional. Pessoas de até 59 anos também poderão aproveitar a campanha para atualizar a caderneta vacinal, reforçando a proteção, principalmente, contra sarampo e febre amarela. Para vacinação não é necessário agendar.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá