
Produção revela as riquezas geológicas e curiosidades de Fernando de Noronha, Serra da Capivara e Chapada das Mesas
Os turistas interessados em conhecer mais sobre Fernando de Noronha (PE), eleito um dos destinos mais desejados pelos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, agora têm a chance de descobrir um novo olhar sobre a ilha. Uma série de documentários convida o público a mergulhar na história geológica de três dos mais fascinantes destinos do país: Fernando de Noronha (PE), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e a Chapada das Mesas (MA).
Lançada no canal TV SGB, no YouTube, a série DOC.SGB revela como milhões de anos de evolução geológica foram determinantes para criar as paisagens e a biodiversidade que hoje encantam visitantes do mundo todo.
Produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a série utiliza uma linguagem acessível para apresentar fatos curiosos sobre as formações rochosas desses locais. Com imagens inéditas e depoimentos de especialistas, os episódios mostram como o movimento das placas tectônicas formou cartões-postais como o Morro do Pico, em Noronha, e como a geologia da Serra da Capivara criou o ambiente ideal para os primeiros habitantes das Américas, que deixaram suas marcas em pinturas rupestres.
A iniciativa enriquece a experiência do viajante e fortalece o turismo de natureza no Brasil. O geoturismo é um segmento com enorme potencial no Brasil, e produções como esta são ferramentas que ajudam a mostrar ao mundo a profundidade e a diversidade das nossas riquezas.
ESTREIA – O primeiro episódio, “A Geologia de Fernando de Noronha”, explica como o movimento das placas tectônicas foi determinante para a formação de cartões-postais em Fernando de Noronha, como o Morro do Pico. O programa também mostra como características únicas do solo e das rochas criaram condições ideais para o surgimento de uma biodiversidade singular, com espécies endêmicas – encontradas apenas ali e em nenhum outro lugar do planeta.
Nos outros episódios, o público poderá compreender como as formações geológicas da Serra da Capivara tornaram o ambiente propício para a chegada dos primeiros habitantes das Américas, que deixaram suas marcas em pinturas rupestres preservadas até hoje. O episódio dedicado à Chapada das Mesas revela como a geologia foi determinante para criação de paisagens autênticas, que atraem turistas de todo o país.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá