quarta-feira, setembro 24

Encontro de Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky

O presidente brasileiro expressou apoio ao processo de diálogo direto entre as partes iniciado em maio último, em Istambul, bem como às recentes conversas mantidas no Alasca e em Washington

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta quarta-feira, 24 de setembro, com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, a pedido do mandatário ucraniano, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Ao lamentar o sofrimento humano causado pelos mais de três anos de combate, Lula reiterou sua convicção de que não haverá saída militar para o conflito. Expressou apoio ao processo de diálogo direto entre as partes iniciado em maio último, em Istambul, bem como às recentes conversas mantidas no Alasca e em Washington. Defendeu maior engajamento da ONU na busca por uma solução negociada, que leve em conta as preocupações de segurança dos dois lados. Ponderou que um entendimento sobre as condições de um cessar-fogo deveria ser o primeiro passo de um processo de negociação.

O presidente Zelensky compartilhou impressões sobre desdobramentos recentes no campo de batalha e em seus contatos com outros líderes internacionais. Agradeceu os esforços do presidente Lula de encontrar caminhos para a paz, explorando possibilidades em diálogo com outros países. Ao recordar a criação, por Brasil e China, do Grupo de Amigos da Paz, Lula reafirmou sua disposição de seguir contribuindo para a resolução pacífica do conflito.

Leia também
• Na ONU, Lula diz que a guerra contra a fome é a única em que há vitória para todos
• Massacre na Palestina sepulta ‘mito da superioridade ética do Ocidente’, diz Lula na ONU
• ‘Democracia falha se mulheres ganham menos que os homens’, afirma Lula na ONU
• ‘Bombas e armas nucleares não vão nos proteger da crise climática’, diz Lula na ONU
• Lula vê COP 30 como a chance de países ricos provarem compromisso com o planeta
• Lula afirma que extrema direita usa subserviência e ignorância contra democracia 
• Lula anuncia US$ 1 bilhão para Fundo de Florestas Tropicais para Sempre: ‘Liderar pelo exemplo’
• Lula afirma que manutenção da democracia exige superar desigualdades sociais

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá