De 23 a 28 de setembro, o Museu Paranaense (MUPA) integra a programação da 19ª Primavera dos Museus com uma série de atividades gratuitas voltadas a diferentes públicos. Sob o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a iniciativa nacional que estimula a reflexão sobre o papel dessas instituições na preservação do patrimônio cultural e ambiental diante dos desafios climáticos atuais.
A abertura da programação acontece em na terça-feira 23, das 19h30 às 21h, com a visita mediada “Nossas paisagens: tempo, ação e movimento”. A atividade propõe a reflexão sobre as relações entre paisagem, ação humana e cultura/natureza na chamada Era da Aceleração e dos Extremos. Voltada ao público adulto, a ação é gratuita e as inscrições podem ser feitas AQUI.
No dia 26, sexta-feira, das 14h às 16h30, será realizado o encontro “Sustentabilidade em Museus e práticas educativas envolvendo escolas”, voltado a professores e educadores. A programação inclui uma visita às exposições do MUPA, explorando conexões entre ciência, arte e educação em espaços não formais de ensino.
Em seguida, acontece uma mesa de conversa com o Núcleo Educativo do museu e a convidada Camila Silveira da Silva, que propõe uma reflexão sobre sustentabilidade nos museus e o papel de educadores em práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Inscrições AQUI.
No fim de semana, o jardim do MUPA recebe duas atividades especiais. O espaço, que abriga espécies vegetais, abelhas nativas e obras de arte, será transformado em um ambiente de experimentação, observação e expressão.
No sábado (27), das 10h às 12h, acontece o encontro “Risco Aberto”, com o artista Bruno Romã. A proposta é aberta a todas as pessoas interessadas em desenhar e, sobretudo, em experimentar processos, compartilhar vivências e se desprender de resultados. A atividade tem caráter horizontal, sem condução formal, e cada participante pode trazer seus próprios materiais ou utilizar os disponibilizados pelo museu. Não é necessário inscrição prévia.
Encerrando a programação, no domingo (28), das 11h às 12h30, será realizada a mediação “Jardim do MUPA em Diálogo: Tramas Vivas sobre Memória e Contemplação”. O percurso, aberto a todos os públicos e sem necessidade de inscrição, apresenta o jardim como patrimônio vivo, articulando memória material e imaterial e convidando à observação da flora, dos polinizadores e das esculturas presentes no espaço.
MUSEU PARANAENSE (MUPA) – Fundado em 1876, o Museu Paranaense (MUPA) é o terceiro mais antigo do país. Ao longo de sua trajetória, passou por mudanças estruturais e conceituais, redefinindo sua missão e sua relação com a sociedade. Hoje, vive um processo de resgate de sua história e de fortalecimento institucional, investindo em novas narrativas expositivas, metodologias de pesquisa e na reformulação de sua identidade e comunicação.
Atualmente, o MUPA busca consolidar-se como agente cultural de destaque, alinhado aos propósitos da Secretaria da Cultura. Para isso, propõe-se a ser uma plataforma pública e plural de engajamento, dedicada ao diálogo entre diferentes perspectivas, à criação de imaginários e ao estímulo de narrativas diversas, ampliando a escuta e valorizando as diferenças.
Serviço:
Primavera dos Museus no MUPA
23/09, das 19h30 às 21h
Visita Mediada “Nossas paisagens: tempo, ação e movimento”.
Público: adulto
Inscrições: bit.ly/VisitaPrimaveradosMuseus
26/09, das 14h às 16h30
Encontro “Sustentabilidade em Museus e práticas educativas envolvendo escolas”
Público: professores e educadores
Inscrições: bit.ly/SustentabilidadeEmMuseus
27/09, das 10h às 12h
Oficina “Risco Aberto”
Público: todos
Não precisa de inscrição prévia
28/09, das 11h às 12h30
Mediação “Jardim do MUPA em Diálogo: Tramas Vivas sobre Memória e Contemplação”
Público: todos.
Não precisa de inscrição prévia
A programação é gratuita
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba
Saiba mais em: www.museuparanaense.pr.gov.br ou pelo Instagram @museuparanaense
Fonte: AEN PR