segunda-feira, setembro 22

Equipe da Vila Olímpica da Mangueira brilha em circuito mundial de águas abertas e conquista 10 vagas na etapa de Dubai

A Vila Olímpica contou com a participação de 20 atletas – Divulgação

Os alunos da Vila Olímpica da Mangueira se destacaram na etapa Rio de Janeiro do Oceanman Brazil, realizada em Copacabana, no sábado (20/9). A equipe ganhou muitas medalhas e garantiu 10 vagas para a etapa de Dubai, que será realizado em dezembro. Considerado um dos maiores circuitos mundiais de águas abertas para nadadores amadores, o evento conta com diferentes provas, incluindo percursos assinados pela atleta olímpica Poliana Okimoto, que também é embaixadora da competição.

– A equipe de natação da Vila Olímpica da Mangueira vem fazendo história nas competições de águas abertas. Ver atletas que aprenderam a nadar no local ganhando medalhas e conquistando vagas para representar a cidade em outro país é muito bacana e nos enche de orgulho – disse o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

A Vila Olímpica contou com a participação de 20 atletas. Foram muitos os destaques na competição. Na prova de 1km, João Guilherme Silva, ficou em segundo geral e Marcos Silva, em terceiro geral. Além disso, dez atletas do local participaram da prova de 2km e se classificaram para o Mundial, que será disputado em Dubai em dezembro deste ano. São eles: Miguel Luiz Pereira, Maria Luyza Barros, Maitê do Carmo, Hemilly Gomes, Luiz Miguel Silva, Henzel Novato, Cristian de Souza, Marcus Vinícius, Rafaela Fully e do Luiz Antônio Macedo, de apenas 11 anos, que ficou em quarto lugar da categoria.

A professora Danuza Siqueira, que começou a formar a equipe em 2016, ficou orgulhosa com a participação:

– Depois desses resultados, já posso dizer que a Vila Olímpica da Mangueira tem uma equipe forte em águas abertas. Somos o primeiro projeto social a participar de diversas competições aquáticas e com grandes resultados. Competimos em piscina, mas com certeza a nossa cereja do bolo são as águas abertas. Tenho muito orgulho da nossa trajetória e é uma felicidade muito grande poder contribuir para que nossos atletas possam viver esse esporte de elite, fazendo parte de um projeto social – disse a professora.

Focados, os atletas da equipe seguem treinando pensando nos próximos desafios. Semana que vem eles estarão competindo no Rei e Rainha do Mar, no Leblon.

Categoria:

  • 22 de setembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá