Os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) definiram neste domingo (31) os finalistas da 67ª edição da competição. Das três equipes representantes de Londrina que estiveram em Jandaia do Sul e Cambira no final de semana, duas garantiram vaga para a fase estadual dos jogos. Os JAPS são disputados por atletas a partir de 17 anos e sem limite de idade máxima para participação.

Foram cinco dias de jogos em seis modalidades: basquete, futebol 7, futsal, handebol, vôlei de praia e vôlei. O formato dividiu as chaves em série ouro e série prata, garantindo que apenas os campeões de cada uma conquistassem o direito de avançar à fase final. Os organizadores afirmam que a existência das divisões Ouro e Prata garante um formato de disputa mais equilibrado e competitivo.
A Divisão Ouro reúne o nível mais alto da competição, composta pelas equipes que alcançaram os melhores resultados nas etapas anteriores. Já a Divisão Prata, além de proporcionar confrontos entre times de nível semelhante, funciona como um degrau de acesso, permitindo que as equipes em destaque conquistem a vaga para a Divisão Ouro.
Londrina teve representantes no vôlei de praia feminino (divisão ouro), no vôlei masculino (divisão prata) e no Futebol 7 (divisão ouro). O Voleibol XXI de Outubro e a AAL Vôlei de Praia são projetos patrocinados pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Após vencer o São Pedro do Ivaí por 2 a 1 e perder para as equipes de Kaloré (3×2) e Borrazópolis(2×1), a equipe londrinense de Futebol 7 foi eliminada na fase de grupos da competição.
Classificados para a Fase Estadual

Vôlei
No voleibol, a equipe adulta masculina do XXI de Outubro superou os times de Santo Antônio da Platina por 2 a 0 (25×16, 25×18) e Pitanga, também por 2 a 0(25×8, 25×20), e garantiu o título da Divisão Prata da Fase Macrorregional e a vaga para a Fase Estadual. O gestor e responsável técnico do Voleibol XXI de Outubro, Matheus Elias, falou sobre a importância de conquistar o título e a classificação para o Estadual. “Ano passado nós ficamos em 8° lugar da fase ouro jogando com uma equipe sub21 com alguns adultos. Esse ano tivemos uma grande renovação do grupo, já encerramos nossa participação no Paranaense e ficamos em segundo lugar. A classificação para a fase final era importante para que a gente possa continuar treinando e a disputando competições”, disse.
Elias ainda destacou as expectativas para a próxima fase. “Embora seja a fase final prata, o equilíbrio será grande, poderemos enfrentar as equipes de Cascavel e Apucarana, que já enfrentamos no paranaense, no regional e foram jogos super equilibrados e disputados. Além da equipe de Nova Esperança, bem tradicional e que está na divisão A do Paranaense. Nosso objetivo é estar entre os 4 e disputar medalha, mas sabemos que o nível de dificuldade será alto”, ressaltou.

Vôlei de praia
Na fase de grupos da Divisão Ouro, a AAL Vôlei de Praia venceu as equipes de Laranjal (21×7), Kaloré(21×1) e na semifinal, ganhou de Candido de Abreu por 2 sets a 0 (21×5, 21×9). A final foi disputada contra a equipe de Guapirama, terminando em 2 sets a 0(21×13, 21×13) para o time londrinense, que, com o título, garantiu vaga para a fase estadual.
Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), os Japs contam com o apoio das prefeituras das cidades-sede e fazem parte da política pública de incentivo e fortalecimento do esporte em todo o Paraná. A fase final da competição será em Campo Mourão, no centro-oeste do estado, em dois fins de semana: de 13 a 16 e de 27 a 30 de novembro.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá