terça-feira, setembro 23

Escola Municipal Nina Gardemann inaugura novo prédio após reconstrução

Quarenta e cinco anos após sua implantação com uma estrutura simples de madeira, a Escola Municipal Nina Gardemann, localizada no Jardim Tókio, foi totalmente reconstruída e ampliada pela Prefeitura de Londrina. A solenidade de reinauguração ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), com a presença do prefeito Tiago Amaral, a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, familiares da patrona da escola, além do corpo docente, estudantes e comunidade da região oeste.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Situada na Rua Dragen Feld, a escola atendia seus alunos em um prédio originalmente de madeira, com seis salas de aula ocupando uma área construída de 1.536,30 m². Em 2024, a estrutura original foi demolida para dar lugar a um prédio em alvenaria, com dois andares, ampliando a área construída para 2.611,38m². A obra foi executada pela empresa Reconstrul Construções Civis Ltda, selecionada por meio de processo licitatório.

Ao todo, a Prefeitura de Londrina investiu R$10.004.695,92 para a reconstrução dessa unidade escolar. Parte desses recursos foi obtida por meio de emenda parlamentar, encaminhada por meio do deputado federal Diego Garcia.

Além de ganhar novas salas de aula, a Escola Municipal Nina Gardemann agora possui biblioteca, laboratório de informática, salas de contraturno, duas salas de recurso, uma mini quadra coberta e novo pátio, também coberto. A quadra original, que já tinha cobertura, foi reformada e revitalizada.

O prédio novo inclui, ainda, playground, horta, estacionamento, cozinha, refeitório, despensa, depósito de limpeza, sala de controle de alimentos, copa de funcionários, vestiários, banheiros e pátio de serviços. Logo na entrada, as famílias passaram a ter acesso a um pátio com pórtico e área de embarque e desembarque, para oferecer mais segurança às crianças.

Foto: Emerson Dias/ NCom

A pintura, agora com toques lúdicos, renovou o clima escolar. No geral, a obra foi aprovada pelos estudantes, segundo a aluna Helena Sales, de oito anos. “Agora a escola é de alvenaria, ficou bem legal e mais bonita. Na sala também está gostoso, tudo é novo. Gostei que agora tem um pátio externo e acho que está tudo muito bom”, avaliou.

Ao todo, a Prefeitura de Londrina investiu R$10.004.695,92 para a reconstrução dessa unidade escolar. Parte desses recursos foi obtida por meio de emenda parlamentar, encaminhada por meio do deputado federal Diego Garcia.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Representando toda a equipe pedagógica e o corpo docente, a diretora Graziela Dalpozo Alves, que entrou nessa unidade como professora em 2014, citou que a reconstrução foi uma grande conquista para toda comunidade escolar. “Tínhamos muitos alunos desistindo das vagas, pelo fato de a escola ser de madeira, mas hoje agradeço a Deus pois estamos com uma obra maravilhosa em uma escola encantadora. Agora temos cinco salas a mais por período, então a nossa estrutura aumentou bastante. A gente não tinha sala para os professores fazerem seus planejamentos, sala de contraturno era bem improvisada, mas agora a gente tem uma sala para cada lugar, com uma biblioteca muito ampla, uma nova sala para laboratório de informática. É muito bem planejada essa escola, foi pensado em cada detalhe e estamos aqui muito felizes”, comemorou.

Atualmente, a Escola Municipal Nina Gardemann atende 275 alunos matriculados em turmas de Educação Infantil (P4 e P5), Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos. “Para 2026 a gente já pretende fazer essa ampliação da quantidade de alunos, conforme a demanda”, adiantou a diretora.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Segundo o prefeito Tiago Amaral, a cidade ainda possui outras oito escolas municipais com prédios em madeira, mas o Munícipio se prepara para mudar esse cenário. “Semana passada, nossa secretária de Educação esteve em Brasília para buscar recursos e transformar essas escolas, dando a elas a mesma qualidade que temos hoje aqui na Nina Gardemann. Não podemos ter mais escolas desestruturadas em Londrina. E aqui não estamos apenas reinaugurando um prédio, mas sim a oportunidade de um futuro cheio de conquistas, realizações e esperança. Essa escola representa isso, a garantia de uma formação com qualidade e decência, para que cada criança possa realizar seus sonhos e transformar Londrina na melhor cidade do Brasil. Minha gratidão a cada professor, a cada pai e mãe, a cada criança que está aqui. Vocês já são os grandes protagonistas dessa transformação”, frisou.

O prefeito também destacou que a conclusão dessa obra foi um grande desafio, especialmente por conta da falta de recursos disponíveis no orçamento desse ano. “Quando nós recebemos, no início do ano, a Prefeitura de Londrina, tínhamos algumas escolas em andamento e sem recursos para conclusão. Na verdade, essa obra começou no ano passado, mas mais de 50% dos recursos foram colocados esse ano na execução e não estavam previstos no orçamento. Então, se a gente não tivesse mexido no orçamento e priorizado de fato, tivesse só executado o orçamento que a gente recebeu, essa escola estaria pela metade. E isso é muito ruim, mas é uma correção que a gente conseguiu fazer a tempo para não atrasar ainda mais a entrega dessa obra e conseguir que os alunos possam efetivamente voltar a estudar aqui com plenitude”, detalhou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, parabenizou toda a equipe pedagógica e funcionários da escola, bem como os familiares da patrona Nina Gardemann que compareceram na solenidade. “Agradeço a toda a comunidade e a Deus por ter a oportunidade de estar junto com o nosso prefeito, que não mediu esforços para finalizar essa obra. E hoje, nós estamos aqui concretizando mais uma ação pela educação”, afirmou.

Representando a família de Nina Gardemann, seus filhos Alfons, Stephan e Martin também parabenizaram a comunidade pelo novo prédio, batizado em homenagem à matriarca da família. “Primeiro, quero dar os parabéns para toda a comunidade da zona oeste de Londrina e agradecer ao prefeito que proporcionou a conclusão dessa obra que realmente é notável. Cheguei em Londrina no dia 26 de maio de 1963, e meus pais se radicaram aqui, eu tinha nove anos na época. Realmente é uma satisfação imensa ver que o nome da minha mãe é patrona dessa escola. Esse legado é muito importante para toda nossa família, que aqui se radicou e aqui continua morando. E só posso agradecer a toda a cidade de Londrina, que tão bem nos acolheu, e toda a região”, afirmou o empresário Alfons Gardemann.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Nina Gardemann nasceu em 21 de maio de 1920, na cidade austríaca de Klagenfurt. Já na Alemanha, casou-se com o engenheiro, empresário e diplomata Erich Wilhelm Gardemann, com quem teve seis filhos – Stephan, Cristoph, Isabel, Joseph Ernst, Martin e Alfons. A família veio ao Brasil em 1963.

Após firmar domicílio em Londrina, Nina Gardemann tornou sua casa ponto de encontro de artistas e de intelectuais, dado seu amor pelas artes. Abriu uma loja de decoração e divulgava artes plásticas, dando incentivo aos jovens talentos e organizando exposições. Foi, inclusive, membro fundador da Fundação Arte Museu de Londrina. Faleceu em 3 de julho de 1979, em um acidente ocorrido na Serra do Cadeado.

Os familiares de Nina Gardemann foram homenageados com um retrato da família, entregue pelo prefeito Tiago Amaral e pela secretária municipal de Educação, Vânia Costa. Na sequência, houve o descerramento da placa e do retrato de Nina Gardemann, ambos instalados no corredor de entrada da unidade escolar.

Durante o evento, alunos do 2° ano B fizeram uma apresentação cultural. A solenidade de reinauguração da escola municipal contou, ainda, com a presença dos secretários municipais de Defesa Social, Felipe Juliani, e do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira; presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabricio Bianchi, e a primeira-dama Juliana Yagushi do Amaral. Compareceram ainda os vereadores Marinho e Sídnei Matias; o prefeito de Cambé, Conrado Scheller; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral, entre outros.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá