segunda-feira, setembro 22

Escolas da rede estadual do Paraná recebem computadores do Tribunal Regional Eleitoral

A rede pública estadual do Paraná passa a contar com um importante reforço tecnológico que vai apoiar o trabalho de professores, equipes escolares e estudantes. A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) recebeu nesta segunda-feira (22) oficialmente a doação de 657 computadores e 998 monitores, além de teclados, mouses e cabos, feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Os equipamentos, de diferentes modelos e em bom estado de uso, serão distribuídos a cerca de 35 escolas estaduais, conforme levantamento da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI), que identificou as unidades com maior necessidade. Desde julho, quando os itens chegaram à Seed, a equipe trabalha no processo de regulamentação patrimonial para garantir que cheguem às instituições de ensino já aptos para uso.

Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, essa doação chega em boa hora para apoiar o dia a dia das escolas. “Vamos enviar os computadores para os locais em que eles terão maior impacto, ajudando professores, estudantes e equipes administrativas a realizarem suas atividades com mais qualidade. Mais do que máquinas, esses computadores vão ajudar a abrir portas para o desenvolvimento dos nossos estudantes”.

A parceria foi formalizada pelo Acordo de Cooperação nº 08/2025, firmado entre a Seed-PR e o TRE-PR. Para o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a entrega dos equipamentos simboliza reconhecimento e  gratidão à rede estadual de ensino.

“A participação da Secretaria da Educação, através dos professores, professoras, diretores e diretoras, é importante no processo eleitoral, porque a maior parte das eleições ocorre nos colégios públicos estaduais”, disse Bengtsson. “Sempre contamos com esse apoio e, por isso, entendemos que a doação dos computadores e periféricos é uma forma de reconhecer essa parceria. Queremos que esse material contribua ainda mais para a formação dos alunos, ampliando a participação da comunidade escolar no uso da tecnologia e reforçando esse elo de colaboração entre o TRE e a Secretaria,” afirmou ele. 

Além de facilitar o trabalho administrativo, a chegada dos computadores vai ampliar o acesso a recursos digitais em sala de aula, estimular práticas pedagógicas inovadoras e fortalecer a inclusão digital.

Fonte: AEN PR