O governador em exercício Darci Piana participou na noite desta terça-feira (23) da abertura do 27º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão, evento que também marca a comemoração pelos 50 anos da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). A solenidade foi realizada em Curitiba e contou ainda com a assinatura de um convênio entre o Detran/PR e a entidade associativa.
A formalização do termo de colaboração entre o Detran/PR e a AERP tem como foco a veiculação de campanhas educativas, informativas e de conscientização em emissoras de rádio do Estado, com o intuito de promover a segurança viária, reduzir acidentes, lesões e mortes no trânsito. O repasse inicial será de R$ 3 milhões.
As três principais metas dessa iniciativa são: ampliar o alcance das mensagens de segurança no trânsito para toda a população paranaense, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade; estimular a adoção de comportamentos mais seguros e responsáveis pelos condutores, pedestres e ciclistas; contribuir para a redução dos índices de acidentes e suas consequências, salvaguardando vidas e promovendo o bem-estar social.
Piana ressaltou a importância do convênio, que repete uma parceria feita há 30 anos com a Copel para mensagens de utilidade pública sobre fornecimento, geração e transmissão de energia. “Esse convênio consiste em recursos para propaganda instrutivas nas emissoras, para que nossos adultos e crianças tenham cuidado com o trânsito, que continua a ser uma construção coletiva. São 40 mil vítimas por ano, fora aqueles que ficam inabilitados, por isso temos que levar informação qualificada”, afirmou.
Para o presidente do Detran/PR, Santin Roveda, o acordo é uma demonstração da responsabilidade da instituição com o bem-estar do cidadão. “É um convênio histórico. O objetivo do Detran/PR não é arrecadar, multar ou só atuar como um cartório, lidando com burocracia. Muito pelo contrário. Nosso DNA, nossa missão, é informar, levar educação às ruas e mudar a cultura do trânsito”, comentou.
MENSAGEM DO GOVERNADOR – Apesar de não estar fisicamente presente, já que embarcou para a Espanha e Alemanha para uma série de compromissos oficiais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também deu um jeito de participar. Ele gravou uma mensagem em vídeo especialmente para a cerimônia, no qual lembrou sua história de vida, fortemente ligada ao rádio e à comunicação desde a infância, e destacou que a área o fez conhecer muita gente comprometida com o Estado.
“Hoje o Paraná é uma das maiores referências do Brasil, com a melhor educação, o maior crescimento econômico do País, e com um sistema de comunicação robusto e em expansão. Tudo isso é fruto dessa união da sociedade civil organizada, do poder público, dos nossos empresários e da radiodifusão, que tem um papel central na nossa economia e no cotidiano das cidades, levando informação qualificada para todos”, disse.
Ratinho ainda ressaltou a capacidade de se reinventar desse setor, com a internet cada vez mais presente e com a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias. “A gente vem acompanhando essa evolução. O rádio, em especial, vem crescendo a cada dia, mesmo com o surgimento de novas modalidades de comunicação. É uma demonstração de que a população do Paraná e do Brasil é apaixonada pela radiodifusão e isso fortalece o setor”, afirmou.
CONGRESSO – Organizado pela AERP e pelo SERT-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Paraná), o 27º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão é um dos mais importantes encontros do setor de radiodifusão no Brasil. A atividade, entre 23 e 25 de setembro, reúne empresários, profissionais, especialistas e autoridades para discutir os rumos da comunicação no País.
O presidente da AERP, Rodrigo Martinez, celebrou o encontro. “Vivemos uma era em que a liberdade de expressão precisa ser preservada todos os dias para que o rádio e a televisão continuem exercendo o seu papel fundamental de informar, educar e entreter as pessoas com muita responsabilidade”, disse.
Neste ano, o tema escolhido foi “Interatividade, Confiança e Transformação”. Dentro desse escopo, o evento tem duas propostas principais. A primeira é fazer uma imersão nos desafios e oportunidades que caracterizam o cenário atual do rádio e da televisão. A segunda é estimular uma discussão sobre o papel estratégico dos veículos de comunicação na transformação da sociedade, levando em conta o alto grau de confiança do público e a constante interação com ele.
Os três dias de programação vão permitir o networking entre profissionais do segmento, além da apresentação de conteúdos diversificados, por meio de palestras, workshops, painéis temáticos, debates sobre inovação tecnológica, modelos de negócio, novas tecnologias, inteligência artificial, liderança e gestão. Tudo para fortalecer conexões e impulsionar a construção de um setor cada vez mais dinâmico e relevante.
O 27º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão abriga, concomitantemente, a Feira Nacional de Equipamentos (FNT). Nesse espaço, 21 empresas vão apresentar soluções, produtos e serviços voltados ao setor de radiodifusão.
PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia de abertura o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o secretário da Saúde, Beto Preto; o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o senador Sérgio Moro; o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi; os deputados estaduais Maria Vitória, Marcelo Rangel e Cristina Silvestri; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivens Linhares; o presidente do 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV, Cezar Telles; o presidente da Abratel, Márcio Silva Novaes; o presidente-executivo da Abert, Cristiano Flores; o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri; os ex-governadores Cida Borghetti, Orlando Pessuti e Paulo Pimentel; entre outras autoridades.
Fonte: AEN PR