
Cerca de 4.700 atletas de até 17 anos disputam em 20 modalidades. Competição visa à formação esportiva e educacional de jovens, integração entre estados e fortalecimento das modalidades olímpicas de base
Estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), que têm até 17 anos participam dos Jogos da Juventude, maior competição escolar e juvenil do país. Os jogos ocorrem entre 10 e 25 de setembro, em Brasília (DF), e contam com a participação de cerca de 4.700 atletas de todas as unidades da Federação. Essa é considerada a maior edição da história do evento, no formato atual.
Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (SEL-DF), o foco da competição é a formação esportiva e educacional de jovens, a integração entre estados e o fortalecimento das modalidades olímpicas de base, sendo uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro.
As disputas ocorrem em 20 modalidades: águas abertas; atletismo; badminton; basquete; ciclismo; esgrima; futsal; ginástica artística; ginástica rítmica; handebol; judô; natação; remo virtual; taekwondo; tênis de mesa; tiro com arco; triatlo; vôlei de praia; voleibol e wrestling.
O Ministério da Educação foi representado pela Coordenação Geral de Políticas Educacionais Para Juventude, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em um stand que representou vários ministérios do Governo Federal.
O MEC apresentou uma série de políticas direcionadas a esse público, como o CPOP, PartiuIF, Enem, Fies, Prouni, Sisu e Projovem. Os jovens presentes puderam conhecer os programas em stand montado pelo ministério no evento, onde conseguiram tirar dúvidas e receber informações de como participar.
Jogos da Juventude – organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico. Desde 2000, essa competição multiesportiva tem sido fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro.
Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá