
Nesta sexta-feira (24), das 8h às 14h, será realizada a Feira da Empregabilidade, organizada pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina e Sistema Fiep com apoio da Prefeitura de Londrina. Aberta para migrantes e brasileiros, a Feira da Empregabilidade traz ofertas de trabalho em empresas como Atos, Integrada, Super Golff e A.Yoshii, além de centenas de oportunidades do mural de vagas da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).
A Feira será realizada no Senai, localizado na Rua Belém, 844. Os interessados podem comparecer tendo em mãos documentos pessoais e um currículo. Logo na entrada, o candidato será recepcionado pela equipe de cadastro e, na sequência, será direcionado para a empresa de seu interesse ou com base no seu perfil. As vagas ofertadas incluem operador de caixa de supermercado, auxiliar de açougue, zelador, auxiliar de padaria, operador de caldeira e auxiliar de expedição, entre outros.
Além do encaminhamento para vagas de emprego, a equipe do Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Suas Famílias também estará presente com orientações diversas para seu público-alvo. O programa é executado pela Cáritas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Essa será a terceira edição da Feira da Empregabilidade em 2025, a primeira realizada em parceria com o Sistema Fiep. O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, destacou que a Cáritas tem uma trajetória notável no atendimento e suporte ao migrante. E essa iniciativa, das feiras voltadas a esse público, tem apoio da SMTER desde 2023. “Além das feiras de emprego, que a gente apoia regularmente, também estamos construindo fluxos de atendimento ao migrante dentro da própria Secretaria. A feira vem agora, para coroar esse trabalho, e logo na sequência daremos continuidade a essa parceria, no formato que for mais adequado para essa comunidade”, destacou.

Para essa atividade de sexta-feira (24), a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda vai ofertar o encaminhamento para mais de 600 oportunidades divulgadas nessa semana, incluindo vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD) e em reabilitação. “Teremos uma profissional do nosso setor de intermediação de mão de obra para auxiliar em todo o processo, participar da feira e encaminhar esse migrante, ou brasileiro, para as vagas de trabalho disponíveis na cidade”, detalhou Makiolke.
O Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Suas Famílias atende uma média de 230 a 250 migrantes por mês, o que resulta em cerca de 1.500 atendimentos para essas pessoas em diferentes setores. As cinco nacionalidades mais frequentes entre os atendimentos são venezuelanos, argentinos, colombianos, angolanos e haitianos. Além disso, a concentração de migrantes mulheres e homens tem sido parecida, com a maioria do público na faixa etária de 25 a 40 anos.
A coordenadora do Programa de Atendimento aos Migrantes, Taís Paton, também participa da organização da Feira da Empregabilidade e explicou que esses eventos são de grande importância para a integração dos migrantes em Londrina, pois oferecem acesso direto a oportunidades de trabalho e informações essenciais sobre o mercado local. “Além disso, a ação contribui para a valorização da diversidade cultural, o fortalecimento de redes de apoio e o combate à discriminação, criando um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Ao promover a inserção desses migrantes no mercado de trabalho, não só estamos ajudando a melhorar a qualidade de vida deles, mas também promovendo o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade como um todo”, completou.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá