
Mais de R$ 1,25 milhão em vendas confirmam a força do turismo brasileiro. Esse foi o faturamento alcançado pelas agências de viagens e operadoras que participaram do Feirão do Turismo, evento realizado pelo Ministério do Turismo, no formato online e presencial durante o 9º Salão do Turismo, em São Paulo. Ao todo, 102 empresas fecharam negócios e apresentaram destinos que conquistaram os viajantes.
O Feirão do Turismo é a prova de que o Brasil tem um mercado turístico forte, competitivo e cheio de oportunidades. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo ao aproximar empresas, destinos e viajantes, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia nacional”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Entre os destinos mais procurados, a região Nordeste liderou as vendas, com destaque para Porto de Galinhas (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Jericoacoara (CE). Outras regiões também registraram grande interesse, como o Rio de Janeiro, Búzios (RJ), Gramado (RS), Alter do Chão (PA), Foz do Iguaçu (PR), Bonito (MS), Caldas Novas (GO) e Balneário Camboriú (SC), confirmando a diversidade de opções que atraem viajantes brasileiros.
A estratégia teve como objetivo apoiar a comercialização de produtos e destinos turísticos de norte a sul do país, seguindo as diretrizes do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2024-2027, além de impulsionar a geração de emprego e renda no setor.
AVALIAÇÃO – Além do impacto financeiro, o Feirão também foi avaliado de forma positiva pelos participantes. Em uma escala de 0 a 10, o evento recebeu nota média 8, refletindo a satisfação com a organização, a infraestrutura, os expositores e a experiência geral. O resultado evidencia o sucesso da iniciativa, ao mesmo tempo em que abre espaço para ajustes e melhorias em edições futuras.
Os dados da pesquisa realizada com os participantes reforçam a relevância do Feirão para o fortalecimento do setor: 89% dos entrevistados afirmaram incentivar a realização de novas edições e 74,1% declararam expectativa de gerar novos negócios nos próximos 12 meses a partir dos contatos estabelecidos durante o evento.
Com números expressivos e um alto índice de aprovação, o Feirão do Turismo se consolida como uma ferramenta estratégica para fomentar o turismo nacional, fortalecer parcerias e abrir novas oportunidades para empresas e viajantes.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá