
O projeto Refloresta Capivara e o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Alvorecer realizam, neste sábado (8), às 14h30, a 6ª edição do Festival Alvorecer Primeira Infância. Este será mais um evento gratuito promovido por meio da iniciativa, aberto para todas as idades, com atividades ao ar livre na natureza. Dessa vez, a ação é centrada no tema Vivência das Abayomis e irá ocorrer na Praça Córrego da Capivara, localizada na rua Gôa, no Jardim Cláudia, região sul.
Na ocasião, crianças e adultos poderão desfrutar momentos de lazer, aprendizado e diversão, tendo a oportunidade de participar de uma oficina criativa e vivências de contato com argila e tintas naturais, sob supervisão de integrantes do projeto. Ainda haverá venda de quitutes e bebidas no local.
As abayomis foram escolhidas como chamariz da atual edição por serem bonecas de pano afro-brasileiras e símbolos da resistência, afeto e identidade negra, conforme contou a arte-educadora ambiental e designer permacultural Sarah Gregório, que atua no projeto Refloresta Capivara. A definição do tema também aproveita as movimentações do Mês da Consciência Negra.
“As abayomis são bonecas de pano feitas com nós e sem costuras e colas, e essa palavra, em iorubá, significa ‘aquela que traz felicidade’. É uma criação que veio com os escravos, um produto afro-brasileiro feito com retalhos de tecidos, que possui carga histórica e também conversa com o que o projeto Refloresta Capivara trabalha na valorização desses materiais, entrelaçando com a questão ambiental. Então, todas as bonecas serão feitas com tecidos descartados, que estamos higienizando e preparando para o evento”, contou Sarah.
A oficina de confecção das bonecas será ministrada por Edna Aguiar, multiartista londrinense e figura importante do movimento negro e cultural. Os participantes terão à disposição todos os materiais necessários. Para o evento, como um todo, a organização apenas recomenda que o público leve água, repelente e uma canga ou toalha, a fim de que a experiência seja mais agradável e confortável.
Por sua vez, as vivências de contato com argila e tintas naturais serão conduzidas por professores do CEI Jardim Alvorecer. “Tais práticas unem trato manual pelo tato, textura, contato com grama e terra, conhecendo a natureza e enfatizando a importância da primeira infância, mostrando que é mais importante valorizar a brincadeira que os brinquedos em si”, descreveu.

O Festival Alvorecer Primeira Infância é um evento para toda a família, de caráter inclusivo e agregador. “Essa é a essência da iniciativa. Esperamos todos na praça do córrego neste sábado, estamos preparados para acolher as crianças e seus familiares. Uma novidade para este próximo encontro é que o novo parquinho viabilizado pelo projeto no local, em fase de preparação, já poderá ter elementos utilizados no evento. É um parquinho de livre brincar com brinquedos desconstruídos e espaço de contexto investigativo. Há um pilar com lupas para as crianças investigarem a natureza e uma balança para pesar, onde será possível observar e pesar folhas e sementes, por exemplo. O espaço foi montado com material natural de eucalipto reflorestado e pneus”, contou.
O festival compõe o projeto Refloresta Capivara: Restauração Sintrópica do Fundo de Vale, patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde), gerido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). A iniciativa é realizada pela Associação Terra Roxa, proponente do projeto e mantenedora do CEI Jardim Alvorecer.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
