
Na manhã desta sexta-feira (10), o Grupamento de Trânsito (Gtran) da Guarda Municipal de Londrina, realizou uma palestra sobre Direção Defensiva para funcionários da Angelus Odonto, em atendimento à solicitação da equipe de segurança do trabalho da empresa.
A atividade integrou o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O pedido partiu da empresa após a constatação de que três colaboradores sofreram acidentes de motocicleta no trajeto entre a residência e o local de trabalho neste ano.
O encontro, que reuniu 68 participantes presenciais e outros 39 de forma online, teve como objetivo reforçar práticas seguras no trânsito e prevenir novos sinistros. A atividade serviu para que os participantes pudessem tirar diversas dúvidas diretamente com os agentes de trânsito.
De acordo com o inspetor Antônio Siena, do Grupamento de Trânsito, a ação teve foco na conscientização e na responsabilidade individual de cada condutor. “A palestra foi realizada em atendimento à solicitação da empresa, que demonstrou preocupação com a segurança de seus colaboradores após o registro de sinistros ocorridos durante os deslocamentos entre a residência e o local de trabalho. A ação teve como foco principal promover a conscientização dos condutores quanto às normas e regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ressaltando a importância da condução segura, responsável e preventiva”, explicou.
Durante a atividade, foram abordados temas como legislação de trânsito, direção preventiva e corretiva, comportamento seguro no trânsito e uso adequado dos equipamentos de segurança. Segundo os dados apresentados, 64% dos acidentes têm como causa principal falhas do condutor, enquanto 30% decorrem de problemas mecânicos e 6% estão relacionados às condições da via.
Siena destacou ainda a importância da direção defensiva como ferramenta essencial para reduzir o número de acidentes e salvar vidas. “A iniciativa buscou despertar nos participantes uma reflexão sobre a responsabilidade individual de cada cidadão na construção de um trânsito mais humano e seguro, fortalecendo a cultura de prevenção e o compromisso coletivo com a vida”, completou o inspetor.

O técnico de segurança do trabalho da Angelus, Tiago Henrique da Silva, reforçou a relevância do tema para a empresa. “A importância da palestra de direção defensiva é orientar nossos colaboradores no dia a dia, porque o trajeto de ida e vinda também é responsabilidade da empresa. Esse tema foi levado à diretoria, que entendeu a real necessidade, e a Guarda Municipal atendeu prontamente ao nosso chamado. A palestra foi um sucesso, todo mundo gostou, e esperamos que se repita em breve.”
A palestra foi ministrada pelos guardas municipais agentes de trânsito supervisores GM Alexandre, GM Benaia e GM Leovanildo, que ao final mostraram alguns dos equipamentos utilizados diariamente. Além disso os palestrantes realizaram uma demonstração do funcionamento do etilômetro com um voluntário da empresa, reforçando a conscientização sobre a Campanha da Lei Seca.

A equipe reforçou ainda que a instituição está realizando diversas ações de fiscalização da Patrulha do Sossego, instituída pelo secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, com foco em coibir a perturbação do sossego causada por motocicletas com escapamento aberto. Os agentes mostraram como funciona o decibelímetro utilizado nas ações, e explicaram que quem for flagrado conduzindo veículo com ruído acima de 99 db será autuado.
Além das ações operacionais e de fiscalização, a Guarda Municipal de Londrina também exerce um papel essencial de educação e prevenção. Por meio de atividades como palestras, campanhas e visitas orientativas, a instituição busca promover comportamentos mais seguros e conscientes no trânsito.
Essas iniciativas são realizadas sempre que solicitadas por escolas, empresas ou entidades, mediante disponibilidade das equipes, reafirmando o compromisso da corporação com a preservação da vida e o bem-estar da comunidade londrinense.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá