sábado, novembro 1

Idosos do CCI Leste vão aprender a usar o Londrina On

Cerca de 150 idosos lotaram nesta sexta-feira (31) o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz, para acompanhar a apresentação do programa Londrina On, a plataforma de multiatendimentos ao cidadão que a Prefeitura de Londrina colocará em funcionamento em 60 dias.

Idosos lotaram o CCI Leste para ver a apresentação do Londrina On e lançamento da oficina de aprendizagem / Crédito: Diego Prazeres

O evento fez parte do lançamento do projeto Gerações, que irá promover oficinas gratuitas de Uso Básico do Celular, WhatsApp e Golpes Digitais, exclusivas para a população idosa de Londrina. O projeto-piloto será realizado no CCI Leste a partir da próxima terça-feira (4), com turmas pela manhã e à tarde. Todas as vagas já estão preenchidas, o que reflete o grande interesse dos idosos que frequentam o espaço com o tema.

As oficinas serão realizadas pela organização Gerar (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso. O Londrina On será incluído em um dos módulos do curso de aprendizagem. A Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), responsável por desenvolver o novo canal de atendimento, disponibilizará uma equipe para a capacitação dos idosos inscritos.

A Gerar é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Curitiba que, entre outras ações, promove oficinas de aprendizagem e inclusão digital à população idosa em diversos municípios. Num primeiro momento, a oficina será ofertada apenas no CCI Leste, mas a continuidade do projeto-piloto em Londrina, bem como a possibilidade de levá-lo aos outros dois CCIs da cidade, o Norte e o Oeste, dependerá de uma avaliação que será feita pelos parceiros sobre o alcance e os resultados da oficina ministrada no CCI Leste.

foto: Diego Prazeres

Autonomia – Presente ao evento desta sexta-feira, o presidente da CTD, Roberto Moreira, mostrou aos idosos o vídeo de apresentação do Londrina On e explicou de que forma eles poderão acessar a plataforma para registrar solicitações, encaminhar demandas e acessar informações sobre serviços municipais de maneira rápida, centralizada e acessível tanto pelo aplicativo como pelo canal de WhatsApp, call center e até o atendimento presencial.

“Hoje, saber utilizar o celular não é só uma questão de tecnologia, trata-se também de autonomia e liberdade para usar esse dispositivo de forma segura. Essa ação conjunta entre Secretaria Municipal do Idoso, CTD e a organização Gerar vai de fato capacitar os idosos para eles serem também fiscais da Prefeitura, que é um desejo do prefeito Tiago Amaral, ou seja, que os cidadãos também nos ajudem a cuidar da cidade. E a gente viu aqui uma adesão tão positiva, com os idosos agradecendo por essa iniciativa e inclusive já nos dando sugestões para as próximas fases do Londrina On”, afirmou Moreira.

foto: Diego Prazeres

A secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, disse que a ampla adesão dos idosos à oficina superou as expectativas. “Por aí você vê a importância de trazer a oportunidade da informação. Só a fala dos idosos solicitando a ampliação do curso mostra que vai ser de grande importância para a comunidade. E depois que falamos da inclusão do Londrina On na oficina é que as vagas foram todas preenchidas de vez”, relatou.

Futuros usuários – Moradora do Jardim Morumbi, Maria Eulina, 69 anos, é uma das frequentadoras assíduas do CCI Leste. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura em lançar um canal de atendimento direto ao cidadão. “É um espetáculo, porque se tiver que buscar as soluções que a gente precisa nas Secretarias, não sabemos a quem recorrer. Pelo que eu entendi esse aplicativo vai receber a demanda e encaminhar para quem de direito”, disse ela, garantido que será uma usuária corrente do Londrina On. “Opa. Já acabei de perguntar para eles se também vai ser atendida demanda de abandono e maus tratos a animais, que é um problema grave em Londrina”, apontou, sobre um serviço que por ser de competência da CMTU já estará contemplado na primeira fase do novo canal de atendimento.

Outro entusiasta da plataforma é o aposentado Aparecido Oliveira, 69 anos, que mora no Jardim São Vicente Paloti. “Eu acho muito importante ter um canal da Prefeitura para reclamação e sugestão, vai beneficiar muita gente. Com certeza vou usar”, garantiu ele.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá