
– Temos feito um esforço grande na Comlurb, desde o início do meu último mandato, investindo em equipamentos de qualidade. Hoje apresentamos uma frota nova que vai permitir uma poda mais eficiente, com até mais 30% de capacidade do que nós tínhamos antes. Fico muito feliz de poder entregar à população. E, aos poucos, as frotas de coleta, de limpeza das ruas, de varrição, de corte de grama, de poda, estão sendo totalmente renovadas na Comlurb – afirmou Eduardo Paes.
A nova frota é composta por 20 veículos com lanças hidráulicas e cestos aéreos capazes de elevar o gari a até 24 metros de altura, facilitando o acesso às copas das árvores. Outros 20 veículos, que serão usados na remoção dos galhos retirados, possuem espaço ampliado para o transporte com conforto dos profissionais. Dois caminhões são dotados com guindastes para a retirada de tocos maiores e mais pesados. Os caminhões foram projetados para oferecer mais eficiência, agilidade e segurança aos garis que trabalham com o serviço de poda das árvores do Rio.
Inovações e mais agilidade
Os veículos possuem ainda recursos inéditos no país, como a torre giratória que permite que o gari possa contornar a copa da árvore durante o trabalho de poda, facilitando o alcance dos galhos em áreas e situações mais complexas. Outro destaque é o sistema Auto-stab, que estabiliza o veículo automaticamente. Antes, esse processo era manual e levava até 30 minutos; agora, com a nova tecnologia, será feito em metade do tempo com apenas um toque de botão. O sistema mapeia eletronicamente a área, calcula a estabilidade ideal do veículo e garante mais rapidez e segurança durante a execução dos serviços.
Os caminhões de poda também possuem sistema de recolhimento automático das lanças hidráulicas, que acelera o retorno da plataforma a sua posição normal no caminhão, aumentando a segurança para os profissionais em caso de emergência. Os cestos aéreos suportam até 300 quilos cada, comportando dois trabalhadores, além de motopodas e motosserras.
Já os caminhões basculantes, destinados ao recolhimento de galhos, chegam com melhorias importantes: além da cabine do motorista, ganharam cabine auxiliar climatizada para quatro funcionários, proporcionando mais conforto para os garis. O compartimento de ferramentas dos novos veículos foi reposicionado para liberar mais espaço interno. A plataforma usada em serviços de poda em árvores que estejam prejudicando a visibilidade de sinalizações de trânsito também foi deslocada para a parte superior da cabine auxiliar, sendo totalmente retrátil.
Além dos novos caminhões, a Comlurb incorporou 164 novas motopodas e motosserras para uso dos garis, para reforçar a eficiência dos serviços.
Sustentabilidade e preservação do meio ambiente
Os novos veículos contam com a tecnologia Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes. A medida reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a sustentabilidade, ao contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ar e preservação do meio ambiente.
Com a nova frota, a Comlurb reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população carioca.
O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, destacou o caráter inovador da iniciativa:
– Estamos entregando uma nova frota de manejo arbóreo para a poda das árvores da cidade. Com capacidade 30% superior ao que tínhamos antes e com muita tecnologia nova. Seja com mais segurança para os operadores, seja para aumentar a produção e a produtividade dos veículos. Na prática, significa diminuição de prazo de atendimento do 1476, atendimento mais rápido durante as emergências, melhor planejamento e programar a atividade com mais tranquilidade. Ou seja, aumentar a frota e aumentar a produção e melhorar a qualidade do serviço – afirmou.
Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro
Leia Mais em: O Maringá