
A Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste) vai sediar, neste domingo (7), o Desfile Cívico-Militar-Cultural em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento também marca a culminância da Semana da Pátria, que envolveu todas as unidades da rede municipal de ensino em atividades diversificadas que incentivam valores como civismo e cidadania. Para o desfile de domingo (7), estão confirmados 76 grupos, com cerca de 6 mil participantes representando instituições e unidades de ensino, forças de segurança, militares, organizações e entidades da sociedade civil.
Com início às 9h, o Desfile Cívico-Militar-Cultural terá um palanque para as autoridades, instalado no trecho da Leste-Oeste entre a Rua Manaus e a Travessa Belo Horizonte. Todo o trajeto a ser percorrido pelos participantes inicia na esquina da Avenida Leste-Oeste com a Rua São Luís, e termina na esquina com a Rua Mossoró, com aproximadamente 700m de extensão.
Para garantir a segurança dos participantes e do público, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai interditar 32 trechos da avenida, a partir das 6h40 de domingo (7). A lista completa de vias interditadas está disponível aqui.
Uma das novidades dessa edição, que superou a estimativa de inscritos prevista pelos organizadores, é a participação do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana, que será o primeiro grupo a se apresentar. O Batalhão deve trazer ao evento 30 militares e quatro Viaturas de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani. E antes do início do desfile, o prefeito Tiago Amaral deve passar a tropa em revista, acompanhado por um militar de alta patente. Passar em revista é um rito formal do Exército Brasileiro em que, historicamente, as autoridades conferiam o preparo das tropas para as batalhas.
A Orquestra de Metais de Londrina (OML) ficará responsável pela parte musical, com a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência. Os músicos ficarão instalados em uma tenda fixa, bem ao lado do palanque das autoridades. O projeto da OML conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Guarda Mirim de Londrina e do Colégio Marcelino Champagnat.

Alunos da rede municipal também vão desfilar no 7 de setembro. As escolas municipais da Vila Brasil, Carlos Dietz, Anita Garibaldi, Padre Anchieta, Eugênio Brugin, Salim Aboriham, e Professora Tereza Canhadas Bertan participarão do Desfile Cívico-Militar-Cultural com mais de 380 estudantes.
Também está confirmada a participação do Tiro de Guerra de Londrina, Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira, atletas do Londrina Esporte Clube (LEC), 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná, 3º Batalhão de Bombeiro Militar, Banda Marcial Marcelino Champagnat, 2ª Cia da Polícia Rodoviária Estadual, viaturas do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná, Geek Day com cosplays diversos, além de outros órgãos e instituições.
O Desfile Cívico-Militar-Cultural de Londrina é uma realização da Prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Conta ainda com apoio das secretarias municipais de Cultura e de Defesa Social, e da Polícia Militar.
De acordo com a responsável pelos eventos da SME, Fernanda Casagrande, a equipe organizadora do desfile tem altas expectativas para essa edição. “Estamos muito felizes com toda essa organização e, principalmente, com os novos integrantes. E os objetivos são sempre os de mantermos essa parte cultural e cívica, para toda a comunidade londrinense”, afirmou.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá