sexta-feira, setembro 5

Londrina lança o Setembro Amarelo 2025

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital Vida e a Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Londrina, lançaram, na manhã desta sexta-feira (5), o Setembro Amarelo, campanha que em 2025 tem como tema “Cuide-se! Sua dor não pode ser invisível”.

foto: Calebe Guedes/PML

Com foco na promoção da saúde mental e na prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo londrinense tem ainda como parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Londrina, os hospitais da Zona Norte e da Zona Sul e a Universidade Estadual de Londrina. Também participam da campanha a CMTU e as secretarias municipais de Educação e do Idoso.

Na solenidade, realizada no auditório da Prefeitura, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, apresentou a extensa programação da campanha, que tem como ponto alto o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.

foto: Calebe Guedes/PML

Entre as dezenas de atividades programadas pela SMS e seus parceiros, um pouco de tudo: palestras, rodas de conversa, mutirão de conscientização sobre o tema e oficinas com profissionais da área, entre outras. (confira a agenda completa).

Como forma de chamar a atenção das pessoas para a questão, ao longo do mês a sede da Secretaria de Saúde e todas as suas unidades e serviços estarão com uma iluminação amarela. A SMS também está convidando os londrinenses a fazerem o mesmo nas suas casas no dia 10 de setembro.

O prefeito Tiago Amaral destacou a importância de uma campanha como o Setembro Amarelo, que dá visibilidade à questão da saúde mental e promove a valorização da vida.

foto: Calebe Guedes/PML

“A saúde mental, hoje, é um dos temas que mais nos traz preocupação e atenção na área da saúde em Londrina. É um dos maiores desafios que a sociedade e a humanidade têm e é uma grande preocupação nossa. Então, eu faço aqui até um chamado em relação à saúde mental. Prestem atenção nas pessoas que estão do seu lado, porque muitas vezes, na correria do seu dia a dia, você não percebe que alguém do seu lado sofre, sofre tanto a ponto de tirar a própria vida”, afirmou o prefeito.

Para a secretaria municipal de Saúde, Vivian Feijó, falar de saúde mental é primordial para tornar o assunto cada vez mais visível aos olhos da população e, com isso, trazer empatia em relação ao tema.

“É um olhar para a alma, é um olhar onde você se autoanalisa também e pensa: aquilo que eu vou fazer e falar vai contribuir para a saúde mental do outro? Será que aquilo que eu acho é o que realmente a pessoa está sentindo? Então, é trazer um olhar empático, de afeto e amor ao próximo, com esse cuidado de prevenção ao suicídio e a tantas outras doenças como a depressão, por exemplo”, disse.

Assim como o prefeito, Rangel Silva, diretor-geral do Hospital Vida de Londrina, parceiro da Prefeitura na campanha, ressaltou a importância de dar visibilidade à questão da saúde mental e, acima de tudo, valorizar a vida. “Acho que a vida hoje, no seu contexto geral, parece que não tem mais valor. Então, nós temos que trazer isso para as pessoas, dizer que sim, a vida importa, em qualquer fase dela. Independentemente, se você é uma criança, um adolescente, um idoso. E também o despertar, tanto da própria pessoa procurar ajuda quanto de quem está ao lado dela identificar algum sinal. Dar atenção a essa pessoa. Porque é uma doença invisível e só alguém que está muito próximo ou você mesmo, que fala, isso aqui não está normal na minha vida. Então eu preciso de uma ajuda.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Algumas ações do Setembro Amarelo:

Dia 8: Música, Alegria e Abraço com o Grupo Lúdico – HC, às 09h, no CAPS infantil.

Dia 8: Diálogo fraterno, escuta – CVV, às 10h, no CAPS infantil.

Dias 9, 16 e 23: No ritmo da Vida – atividade musical com o objetivo de compor música temática com a Psicóloga Denise Sayuri Abe.

Dia 10: “Blitz Amarela”, com ações de conscientização sobre saúde mental, em parceria com a CMTU, a partir das 08h30 no Centro.

Dia 10: Ação “Saúde mental importa – cuide-se!”, no Calçadão, próximo à Rua João Cândido, com práticas integrativas e atividades lúdicas para adultos e crianças sobre o tema, em parceria com o Centro de Ciências da Saúde da UEL, das 9h às 16h

Dia 10: Musica, Alegria e Abraço – Grupo Lúdico – HC, no CAPS infantil 9h.–

Dia 10: Dialogo fraterno, escuta – CVV, no CAPS Infantil, às 10h.

Dia 11: Palestra “Setembro Amarelo: entrelaçando a vida”, com a psicóloga Gabriela Bissi no CAPS III, às 14hs.

Dia 12: Palestra “Arte para resignificar a vida”, Psicóloga Maki Inaba, no CAPS III, às 8h30.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá