
Londrina vai sediar a edição 2026 do ELI Summit, um dos principais eventos nacionais voltados à inovação e ao empreendedorismo. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (6), durante o ELI Summit 2025, que ocorre em Natal. O anúncio reforça o protagonismo da cidade e do Paraná no fortalecimento dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) e na integração entre poder público, instituições de ensino, pesquisa, empresas e o Sistema S.
A edição em Londrina ocorrerá entre os dias 24 e 26 de novembro de 2026, reunindo representantes de ecossistemas de inovação de todo o país.
O prefeito Tiago Amaral destacou a escolha da cidade como um reconhecimento pela força do ecossistema de inovação local que, neste ano, foi classificado entre os 20 mais inteligentes do País no Ranking Connected Smart Cities 2025. O Município subiu sete posições na classificação geral em relação a 2024, passando da 24ª posição para a 17ª, com 55,25 pontos.
O ranking foi anunciado durante a realização do Cidade Connected Smart Cities 2025, no mês de setembro, em São Paulo, maior evento de inovação do País. Na ocasião, Tiago recebeu em mãos o prêmio de Selo Ouro em inovação concedido a Londrina.
“Não existe Cidade Inteligente se o foco não for o cidadão e é por isso que a inovação é um dos pilares da nossa gestão. Londrina é reconhecida por um ecossistema consolidado e realmente integrado e nossa missão é levar essa cadeia para a gestão pública. Sediar a edição 2026 do ELI Summit será uma oportunidade incrível para mostrarmos os nossos potenciais nessa área”, pontuou o prefeito, antecipando o Londrina On, plataforma de multiatendimento de serviços da Prefeitura aos cidadãos, com lançamento previsto para o próximo mês de dezembro.
Turismo – Um outro ativo importante da vinda do ELI Summit para a cidade está relacionado ao setor do turismo de negócios, uma vez que o evento movimentará a economia local com ocupação da rede hoteleira e consumo em bares e restaurantes durante a sua realização.
É mais um atrativo para o calendário de eventos do Município, fortalecendo a missão dada pelo prefeito à Diretoria de Turismo da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) em elevar de 0,7% para 8% a participação do Turismo no Produto Interno Bruto (PIB) de Londrina nos próximos quatro anos.
Reconhecimento – O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, também valorizou a indicação de Londrina para receber o ELI Summit no ano que vem. “O reconhecimento ao Paraná como sede do evento se deve ao fortalecimento de uma rede voltada às políticas de inovação e à integração que se espalha por todo o estado. Receber o ELI Summit 2026 é um reconhecimento ao esforço coletivo em prol do empreendedorismo e da inovação como estratégia de desenvolvimento regional”, destacou o diretor, que no evento em Natal participou do painel “O passaporte da inovação: rotas e cases para conquistar mercados internacionais a partir do seu território”.

No Rio Grande do Norte, a missão técnica do Paraná conta com 60 representantes de 30 ELI. Atualmente, o estado soma 42 Ecossistemas Locais de Inovação, que reúnem gestores públicos, universidades, empreendedores, lideranças e representantes de ambientes de inovação.
Paraná – O secretário de Inovação e da Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, participou do evento deste ano, mediou um painel sobre “Gestão Pública e as Novas Formas de Governança para o Século XXI” e ainda acompanhou o anúncio de Londrina como sede em 2026.
“O Paraná vive um momento especial, pulsando inovação e sendo premiado tanto nacionalmente quanto internacionalmente pela evolução dos últimos anos. O evento é o maior encontro de ecossistemas locais de inovação do país, e a escolha da cidade tem um significado especial porque foi em Londrina que essa metodologia teve início. Hoje, centenas de cidades brasileiras, com seus ecossistemas regionais e municipais, utilizam esse modelo de trabalho colaborativo. Parabéns ao Sebrae Londrina, ao Sebrae Paraná e a todos os envolvidos”, afirma Canziani.
Promovido pelo Sebrae Nacional, o evento conecta os ecossistemas de inovação brasileiros e fortalece a liderança territorial, estimulando a troca de experiências, a formação de lideranças e o desenvolvimento de soluções que impulsionam o empreendedorismo inovador em todo o país.
(Com informações da assessoria de Comunicação do Sebrae/PR)
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
