sexta-feira, outubro 10

Londrina terá Fórum Paranaense das Administrações Tributárias

Na próxima quinta-feira (16), das 13h30 às 17h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), promoverá o Fórum Paranaense das Administrações Tributárias. O encontro será realizado no auditório principal do Shopping Aurora (Avenida Ayrton Senna da Silva, 400), com o tema “Reforma Tributária”.

O evento tem como objetivo reunir lideranças municipais, especialistas e instituições representativas para debater os impactos da Reforma Tributária e os novos caminhos da gestão fiscal no Brasil. A iniciativa é voltada a prefeitos e secretários municipais de Fazenda, Finanças e Planejamento; auditores fiscais, contadores públicos e procuradores municipais; gestores e técnicos das administrações tributárias municipais e estaduais; profissionais e estudantes das áreas de Direito, Contabilidade, Administração Pública e Economia.

É possível participar do evento de forma presencial ou on-line. Em ambos os casos, será emitido certificado pela Escola de Governo de Londrina. Para participar presencialmente, clique aqui para fazer a inscrição. Para acompanhar on-line, clique aqui e inscreva-se.

Secretário de Fazenda, Eder Pires. Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

O fórum vai reunir diversos palestrantes, entre eles o secretário municipal de Fazenda, Eder Pires, que vai falar sobre “Os desafios da Administração Pública com a Reforma Tributária”. Durante o encontro, serão discutidos os aspectos operacionais, jurídicos e tecnológicos da reforma, o papel dos Comitês Gestores, os mecanismos de apuração e compensação, e os desafios de integração entre os entes federativos.

Segundo o secretário municipal de Fazenda, o Fórum pretende estimular a cooperação técnica entre os municípios, trocar experiências bem-sucedidas e promover inovação e eficiência na administração tributária municipal, alinhando-se aos princípios de transparência, simplificação e justiça fiscal. “A iniciativa busca fortalecer o papel dos municípios na transição para o novo modelo tributário, com foco especial na implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e na adoção do Padrão Nacional da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e)”, apontou.

A realização do Fórum é da Prefeitura de Londrina, com correalização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (CGNFS-e); Associação dos Municípios do Paraná (AMP); e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

Programação:

TEMAPALESTRANTE
Os desafios da Administração Pública com a Reforma TributáriaEder Alexandre Pires – Secretário de Fazenda do Município de Londrina
Aspectos operacionais da apuração do IBS e o Padrão Nacional da NFS-eCarlos Eduardo Burkle – Auditor Tributário Londrina -PR/CGNFS-e
O papel do Comitê Gestor da NFS-e e como aderir ao convênioAlex Hudson Costa Carneiro -Presidente do Comitê Gestor da Nota Fiscal Eletrônica de Padrão Nacional – CGNFS-e
Sistema Nacional da NFS-e – módulos e funcionalidadesHermano José Toscano Moura Filho – Auditor Fiscal RFB/CGNFS-e
Atendimento Técnico aos Municípios por meio da Secretaria Executiva do CGNFS-eMarlon de Souza Mendes – Auditor Tributário – Pinhais-PR/ENIAT
Cenários do contencioso administrativo e judicial do IBSCarlos Renato Cunha – Procurador do Município de Londrina
Reforma Tributária: Perspectivas para as Fazendas MunicipaisFlávio de Azambuja Berti – Procurador de Contas TCE/PR

 

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá