domingo, setembro 14

Lula lamenta morte do músico Hermeto Pascoal

Um dos maiores nomes da música instrumental brasileira e reconhecido internacionalmente por sua genialidade e inovação sonora faleceu neste sábado (13) aos 89 anos

O presidente Lula lamentou a morte do músico Hermeto Pascoal. Ele faleceu neste sábado (13/9) aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada. Hermeto estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.

Em nota, o presidente ressaltou “a música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo”.

Nascido em 1936, na pequena cidade de Lagoa da Canoa, interior de Alagoas, Hermeto Pascoal era autodidata. Começou a tocar acordeon e flauta ainda na infância, e aos 15 anos já atuava como músico profissional, mudando-se com o irmão para o Recife em busca de oportunidades.

Considerado um gênio da música experimental, Hermeto ficou conhecido por transformar sons do cotidiano em arte — desde o barulho da água até o sopro do vento.

Sua carreira atravessou fronteiras, com colaborações internacionais e reconhecimento mundial. Ao longo da vida, recebeu diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino, conquistado em três oportunidades.

Fascinado pelos sons na natureza, Hermeto desafiou os gêneros quando propôs a criação musical a partir do próprio corpo e de objetos comuns. Dedicou a sua vida à produção musical – como compositor, instrumentista e produtor – e criou um estilo único, que o fazia transitar entre o erudito e o popular, o jazz e o baião. Sua incrível habilidade musical e sua aparência tomada pelas barbas e cabelos longos rendeu o apelido de “O Bruxo”.

Sua produção, organizada em acervo com mais de 10 mil canções e 26 álbuns, toma alcance imensurável. Amplamente premiado em todo o mundo, venceu em 2024 o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz e, este ano, ganhou a estatueta de “Melhor artista instrumental” no Prêmio da Música Brasileira 2025. Em 2010, foi condecorado pelo presidente Lula com a Ordem do Mérito Cultural.

Em 2024, na edição de 30 anos da Womex – The World Music Export, realizada em Manchester (Inglaterra), ele foi o primeiro músico brasileiro homenageado pelo prêmio ‘Artist Award’, apoiado no contexto da missão Funarte Brasil Conexões Internacionais. Em agosto deste ano, sua participação abrilhantou o Psicotrópicos, festival que recebeu o Prêmio Especial Brasil – Ibermúsicas/Funarte – 2024, por divulgar a música brasileira fora do território nacional e em qualquer parte do mundo.

Em 2024, aos 88 anos, lançou o disco de músicas inéditas Pra você, Ilza, uma homenagem à esposa Ilza da Silva, com quem foi casado por mais de 40 anos. Juntos, tiveram seis filhos. Hermeto também deixa 13 netos e 10 bisnetos.

Confira a nota o presidente Lula na íntegra:

A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.

Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.

Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá