
Para integrar missão, 13 militares das Forças Armadas do Brasil participam de um treinamento específico para integrar missão na ONU no Congo. Do total, 11 pertencem ao Exército Brasileiro, 1 à Marinha do Brasil e 1 à Força Aérea Brasileira. A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) atua desde 2010 com o objetivo de proteger civis, apoiar a estabilização do país e enfrentar os impactos de conflitos armados prolongados e de uma grave crise humanitária.
Considerada uma das maiores operações de paz da ONU em efetivo e orçamento, a MONUSCO já contou com a participação de dezenas de países e desempenha papel fundamental na proteção de civis e no processo de pacificação da região.
A preparação do Exército Brasileiro ocorre em duas fases: a primeira, realizada no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus, entre os dias 1º e 12 de setembro, proporcionou a ambientação e a padronização de procedimentos.
A segunda etapa ocorre entre 15 a 26 de setembro no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro, antes do embarque para a missão, onde entre outros, exploram conteúdos exigidos pela ONU. Os militares também passam por inspeção de saúde.
A preparação tem como foco o desenvolvimento de técnicas, táticas e procedimentos aplicados a operações em ambiente de selva, além de fortalecer a cooperação com forças armadas de nações parceiras em prol da paz mundial.
O guerreiro de selva brasileiro é referência internacional em operações militares nesse ambiente, demonstrando o compromisso do Brasil com a paz mundial e com os valores das Nações Unidas.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá