segunda-feira, setembro 22

Militares brasileiros se preparam para missão de paz da ONU no Congo

Para integrar missão, 13 militares das Forças Armadas do Brasil participam de um treinamento específico para integrar missão na ONU no Congo. Do total, 11 pertencem ao Exército Brasileiro, 1 à Marinha do Brasil e 1 à Força Aérea Brasileira. A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) atua desde 2010 com o objetivo de proteger civis, apoiar a estabilização do país e enfrentar os impactos de conflitos armados prolongados e de uma grave crise humanitária.

Considerada uma das maiores operações de paz da ONU em efetivo e orçamento, a MONUSCO já contou com a participação de dezenas de países e desempenha papel fundamental na proteção de civis e no processo de pacificação da região.

A preparação do Exército Brasileiro ocorre em duas fases: a primeira, realizada no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus, entre os dias 1º e 12 de setembro, proporcionou a ambientação e a padronização de procedimentos.

A segunda etapa ocorre entre 15 a 26 de setembro no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro, antes do embarque para a missão, onde entre outros, exploram conteúdos exigidos pela ONU. Os militares também passam por inspeção de saúde.

 

A preparação tem como foco o desenvolvimento de técnicas, táticas e procedimentos aplicados a operações em ambiente de selva, além de fortalecer a cooperação com forças armadas de nações parceiras em prol da paz mundial.

O guerreiro de selva brasileiro é referência internacional em operações militares nesse ambiente, demonstrando o compromisso do Brasil com a paz mundial e com os valores das Nações Unidas.

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá