
Debates em Santarém (PA) destacaram programas do órgão do governo federal que preparam o Brasil para receber a Conferência Mundial do Clima com inovação e inclusão social
O Ministério do Turismo (MTur) segue avançando na consolidação de políticas públicas para o turismo sustentável, o desenvolvimento da economia criativa e a qualificação profissional em todo o país. Durante o evento “Diálogos para a COP30”, realizado nesta sexta-feira (19.08) na cidade de Santarém (PA), especialistas e a sociedade civil discutiram como programas federais podem fortalecer destinos turísticos, preservar a cultura local e preparar o Brasil para a Conferência Mundial do Clima de 2025, no mês de novembro, em Belém (PA).
Um dos destaques do encontro foi a entrega de certificados a alunos e alunas da Escola Nacional de Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). A unidade, que integra a estratégia nacional de formação e capacitação profissional do MTur, tem como objetivo gerar oportunidades de emprego e renda, além de alinhar o setor às práticas de sustentabilidade, inclusão e inovação.
O diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Aldo Valentim, ressaltou o compromisso da Pasta na área “O Ministério do Turismo trabalha para que o Brasil avance em um modelo de desenvolvimento que una turismo, sustentabilidade e inclusão social. Ao investir em qualificação profissional, na valorização da cultura e na economia criativa, estamos garantindo que eventos como a COP30 deixem um legado permanente para as comunidades locais e para o setor turístico em todo o país”, frisou.
SUSTENTABILIDADE – Nos painéis temáticos do evento, especialistas debateram a importância de políticas públicas e investimentos federais no sentido de impulsionar o turismo de forma ambientalmente responsável e com inclusão econômica e social. O diretor da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, destacou impactos positivos do apoio do MTur ao desenvolvimento do turismo cultural e gastronômico.
“O apoio do Ministério do Turismo é fundamental para transformar o potencial gastronômico e cultural do Brasil em um motor de desenvolvimento sustentável. Ao valorizar os sabores regionais e incentivar políticas de preservação e inclusão, o Ministério ajuda a construir destinos turísticos mais humanos, criativos e conectados com a essência de cada território”, comentou Heitor Kadri.
Já o chef paraense Saulo Jennings, embaixador gastronômico da ONU Turismo, Saulo Jennings, reforçou benefícios do investimento do MTur na promoção da culinária brasileira. “Cada ingrediente da nossa culinária carrega histórias, memórias e saberes ancestrais. Quando o Ministério do Turismo investe na promoção da gastronomia sustentável, ele não apenas fortalece a cultura e a economia local, mas também projeta o Brasil no cenário internacional como referência em turismo responsável e inovador”, apontou Jennings.
COMPROMISSO – Ao promover debates sobre sustentabilidade, inovação e qualificação, o Ministério do Turismo reafirma o seu compromisso em deixar um legado estruturante para o setor no país, integrando desenvolvimento econômico, valorização cultural e preservação ambiental no contexto da COP30.
Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá