Formação foi lançada nesta sexta-feira (16). Objetivo é oferecer aos profissionais do Susp, além de conceitos básicos sobre violência, fatores históricos, sociais, econômicos e culturais sobre o problema
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta sexta-feira (16), o curso Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa reforça a importância da campanha de conscientização marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).
A formação, na modalidade a distância, atende à urgente necessidade de fortalecer a atuação dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na proteção de crianças e adolescentes. A proposta é oferecer um curso que ensine não apenas as leis e conceitos básicos sobre violência, mas também fatores históricos, sociais, econômicos e culturais influenciam essa questão.
“O curso enfatiza a importância do trabalho em rede como estratégia central para a prevenção, a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores”, destacou a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos.
Ao longo de quatro módulos, os profissionais serão preparados para compreender o histórico da violência, diferenciar os tipos de violência sexual, identificar vulnerabilidades, conhecer os instrumentos legais e desenvolver ações estratégicas no enfrentamento à exploração sexual.
A expectativa é que, ao final do curso, os participantes estejam aptos a atuar não apenas como agentes de proteção, mas também como agentes de transformação social, promovendo um atendimento ético, humanizado e comprometido com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
As matrículas estão abertas na Rede EaD Senasp. Para participar, o profissional interessado precisa ter cadastro na Plataforma Sinesp do MJSP.
Após inscrição, o aluno terá até 60 dias para concluir o curso. O prazo mínimo necessário para certificação dos usuários que obtiverem nota mínima de 70 pontos será de 7 dias.
Fonte: Agência Gov