O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR), promove na próxima quarta-feira (08) o Mutirão do Emprego para Mulheres, uma ação especial em alusão ao Outubro Rosa. O evento, em Curitiba, vai reunir mais de 20 empresas com mais de 900 vagas disponíveis, exclusivamente voltadas ao público feminino.
O mutirão acontecerá das 9h às 15h, com entrega de senhas até 12h, na Agência do Trabalhador de Curitiba (Rua Pedro Ivo, 503, Centro). Além das vagas de emprego, as participantes poderão receber orientação profissional, atualizar o cadastro e ser encaminhadas para cursos de qualificação gratuitos.
Elas também poderão aproveitar atividades especiais de cuidado e bem-estar. O Sesc oferecerá serviços de esmaltação no período da manhã, enquanto o Instituto Embelezze fará o sorteio de 60 vouchers que poderão ser trocados por corte de cabelo, esmaltação, escova e outros serviços disponibilizados pela instituição.
A ação reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho, promovendo autonomia econômica e igualdade de oportunidades. O mutirão integra o conjunto de iniciativas da Secretaria que aproximam empresas e trabalhadoras, com foco na recolocação profissional e no fortalecimento da empregabilidade feminina.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, a iniciativa é uma oportunidade de unir políticas públicas e inclusão social. “O Mutirão do Emprego para Mulheres é mais do que uma ação de oferta de vagas, é um gesto de reconhecimento e valorização da força feminina no mercado de trabalho. Nosso objetivo é garantir que cada mulher tenha acesso a oportunidades reais, com acolhimento, orientação e qualificação. Promover o emprego feminino é fortalecer famílias, comunidades e o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.
As candidatas devem comparecer ao local com documentos pessoais e currículo atualizado, se possível. A expectativa é de grande participação e de centenas de encaminhamentos e contratações ao longo do dia.
MUTIRÕES 2025 – De janeiro e setembro de 2025, o Governo do Estado promoveu 150 mutirões de emprego em todo o Paraná, com a participação de 1.170 empresas. As ações atenderam 42.402 trabalhadores, dos quais 16.148 foram encaminhados para uma vaga com carteira assinada.
Os mutirões, que chegaram a 57 municípios, se destacam por descentralizar o acesso ao emprego, levando empresas e oportunidades diretamente às comunidades. Além da intermediação de vagas, os eventos oferecem orientação profissional, atualização de cadastros e encaminhamento para cursos gratuitos, garantindo que os trabalhadores estejam mais preparados para atender às demandas do mercado.
Ao longo do ano, apenas na Capital, houve mais de 22 mil vagas disponibilizadas, 25 mil atendimentos e 4 mil candidatos pré-aprovados, com a participação de mais de 450 empresas. “Cada mutirão representa não apenas uma chance de recolocação, mas uma ponte entre a iniciativa privada, o poder público e quem busca uma oportunidade concreta”, afirma o secretário Do Carmo.
A estratégia estadual também inclui mutirões temáticos, como o destinado a pessoas com deficiência, que ofertou mais de 450 vagas em Curitiba, e o Mutirão da Juventude, com cerca de 800 vagas voltadas a jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.
CAGED AGOSTO – O Paraná é o terceiro estado com maior volume de novos empregos com carteira assinada gerados entre janeiro e agosto de 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nos oito primeiros meses deste ano, o saldo de postos de trabalho formais no Estado foi de 108.778 – resultado de 1,43 milhão de admissões e 1,32 milhão de desligamentos no período.
O saldo de empregos do Paraná foi o melhor da região Sul, superando Santa Catarina (83,8 mil) e Rio Grande do Sul (74,5 mil). Em nível nacional, ficou atrás apenas de São Paulo (436,7 mil) e Minas Gerais (152,9 mil). Com as novas contratações, o Paraná conta atualmente com o estoque de 3,3 milhões empregos.
O crescimento de empregos em relação ao estoque original é proporcionalmente maior no Estado do que nos dois primeiros colocados. No Paraná foi de 3,38% em oito meses, contra 3,05% no caso de São Paulo e 3,12% em Minas Gerais. O percentual também ficou acima da média nacional, que registrou a criação de 1,5 milhão de empregos, equivalente a 3,18% de crescimento.
Fonte: AEN PR