O mutirão do setor de transportes, realizado nesta sexta-feira (26) em Curitiba, fez 762 atendimentos a trabalhadores e a ofertou mais de 500 vagas de emprego. No evento, foram entregues 374 senhas de atendimento e 188 candidatos foram pré-aprovados para processos seletivos em empresas do setor. Mais de 20 empresas participaram, com oportunidades em funções como manobrista, motorista, conferente de carga, ajudante, operador logístico, operador de empilhadeira, analista de operações e aprendiz, contemplando diferentes perfis e níveis de experiência.
A iniciativa foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com o Sest/Senat, foi realizada na unidade das entidades do transportes no bairro Boqueirão e atendeu trabalhadores da Capital e Região Metropolitana.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o resultado mostra o compromisso do Governo do Estado com a geração de emprego e renda. “O setor de transportes não apenas gera empregos, mas mantém o Paraná em movimento, garantindo desenvolvimento econômico e social. O evento mostra como a união entre poder público, iniciativa privada e instituições pode resultar em oportunidades concretas”, disse o secretário. “São centenas de famílias beneficiadas diretamente com esse mutirão”, destacou.
Neste ano, o Paraná já realizou 146 mutirões de emprego, que mobilizaram 1.150 empresas e ofertaram 43,2 mil vagas. No total, 42,2 mil trabalhadores foram atendidos, resultando em 16 mil encaminhamentos e mais de 2,3 mil contratações efetivas.
Na capital, os mutirões tiveram destaque com ações voltadas a diferentes públicos, como jovens, mulheres, migrantes, pessoas com deficiência e trabalhadores 50+. Foram 22 mil vagas ofertadas e cerca de 10,6 mil contratados ou pré-aprovados. As iniciativas descentralizadas em bairros e ginásios também ampliaram o acesso da população, fortalecendo a inclusão e a empregabilidade.
PARANÁ NA LIDERANÇA – Resultado dessas políticas, o Paraná alcançou a liderança nacional na intermediação de vagas formais em 2025, por meio das Agências do Trabalhador. Entre janeiro e agosto, foram 118.675 contratações efetivadas, segundo levantamento do Ministério do Trabalho. O número representa 28% de todas as colocações feitas no Brasil via Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Fonte: AEN PR