Na semana dedicada à Limpeza dos Rios, Praias e Manguezais, dois mutirões voluntários retiraram 1.830 quilos de resíduos dos mangues em Antonina e Paranaguá. A Portos do Paraná esteve presente nas duas ações por meio da Cia Ambiental, e disponibilizou luvas e sacos de lixo para os participantes. As ações foram realizadas na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), na região do trapiche do Rocio, em Paranaguá, e no trapiche municipal, em Antonina.
Os manguezais são ecossistemas costeiros ricos em biodiversidade e de extrema importância para o equilíbrio ambiental. “Os parceiros uniram-se para fazer mais do que a limpeza pontual do manguezal. Buscamos conscientizar as pessoas a respeito da importância desses locais e dos cuidados que a gente deve ter”, afirmou o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco.
“Trouxemos nossa exposição itinerante do ambiente marinho e apresentamos a nossa atuação no Litoral do Paraná. A presença de empresas é um marco importante na união pela conservação do oceano”, pontuou a técnica de educação ambiental da Rebimar, Marjorie Ramos. O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha da Associação MarBrasil trouxe óculos de realidade virtual mostrando o fundo do mar, amostras de microplástico para serem observadas com microscópio e representações de espécies ameaçadas de extinção.
Entre os materiais mais encontrados pelos voluntários estão as sacolas plásticas e as garrafas PET. Em Antonina, até uma geladeira foi recolhida do manguezal. Em Paranaguá, os grupos retiraram pedaços de porta, galão de água, prato e vassoura.
A estudante parnanguara Maria Clara Nascimento do Valle, de 16 anos, participou pela primeira vez do mutirão e aprovou a ideia. “É importante preservar a biodiversidade, as plantas, os animais, para não prejudicarmos a nós mesmos, os seres humanos”, comentou. Os resíduos recolhidos foram encaminhados para as Associações de Catadores do Km 4, da Ilha dos Valadares e de Coletores e Recicladores Nova Esperança. A próxima acontecerá no dia 04 de outubro na Ilha do Mel.
AÇÕES DA PORTOS DO PARANÁ – A Portos do Paraná realiza mutirões desde 2016 no litoral paranaense. Dados recentes mostram a quantidade de resíduos que ainda são retirados dos mangues. Em 2024, foram realizados quatro mutirões com 107 pessoas envolvidas, que recolheram 3,5 toneladas de resíduos no litoral do Paraná.
Além dos mutirões, a autoridade portuária monitora frequentemente os manguezais para avaliar a conservação dos “bosques de mangue” (fitossociologia) em quatro áreas representativas que ficam no Complexo Estuarino de Paranaguá. Os estudos servem para obter dados de sobrevivência e crescimento da flora e fauna.
Já o programa de monitoramento dos processos erosivos nos manguezais analisa se ocorre a saída de materiais (erosão) ou a entrada de sedimentos nos mangues (sedimentação), fenômenos que ocorrem naturalmente no ambiente, mas que podem ser intensificados devido a interferências humanas.
Entre as empresas e instituições parceiras estavam:
Prefeituras de Paranaguá e Antonina
Associação de Catadores do Km 4
Colônia de Pescadores Z-8 de Antonina
Projeto Meros do Brasil
Guardiões dos Manguezais
Rebimar
SESC
Transpetro
Adetur Litoral
Antonina Adventure
Corpo de Bombeiros Militar de Antonina
Garagem Nova Era
Movimento Viva+Antonina
Global Nature Fund
GRMA – Grande Reserva da Mata Atlântica
Grupo Escoteiros do Mar Antonina
Gusso Turismo
Hotel Camboa
ICMBio Antonina-Guaraqueçaba
Leme Meio Ambiente & Cultura
Nutrimental
Ornithos Birdwatching
Samae
Clube Náutico de Antonina
Terminal Ponta do Félix e SPVS
Alunos do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga de Paranaguá
Fonte: AEN PR