
A campanha Novembro Azul promove a saúde integral do homem, estimulando a adoção de uma rotina de cuidados preventivos e de hábitos de vida mais saudáveis. Em 2025, o tema da campanha é a prevenção de violências e acidentes, destacando as chamadas causas externas de óbito, uma das principais razões de mortalidade entre os homens no Brasil. Em todas as unidades da rede básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ações serão realizadas voltadas à conscientização e à promoção da saúde do homem.
No eixo dos acidentes de trânsito, o foco são ocorrências com motocicleta, o tipo mais letal de acidente, cuja prevenção é uma das prioridades da Prefeitura do Rio. Seguindo a tendência nacional, o número de acidentes de trânsito vem aumentando na cidade, onde 69% dos pacientes que buscam atendimento na rede municipal de urgência e emergência são homens. Só este ano, a SMS atendeu 6.168 homens vítimas de acidentes de trânsito na rede hospitalar de urgência e emergência.
As causas externas de mortalidade incluem ainda os diversos tipos de violência, como os homicídios e suicídios. Segundo o Ministério da Saúde, em 2023, a taxa de mortalidade masculina por causas externas foi de 117,0 por 100 mil habitantes, enquanto a feminina foi de 30,6 por 100 mil. Os dados nacionais também mostram que os homens são 91% das vítimas de homicídios no país e representaram 77,8% dos óbitos por suicídio registrados em 2021.
Segurança no trânsito: uma mobilização de toda a sociedade
Para reduzir o número de acidentes de trânsito, a Prefeitura do Rio conta com o Plano Municipal de Segurança Viária, lançado em 2023 e atualizado em maio deste ano, com novas diretrizes para a proteção de condutores, especialmente os motociclistas. O protocolo foi elaborado pela Comissão Permanente de Segurança Viária do Rio (CPSV), composta por 11 órgãos municipais e liderada pela SMS. Entre as ações adotadas pela Prefeitura do Rio para a promoção da segurança dos condutores está a parceria com empresas, como o iFood e a 99, para o incentivo de boas práticas no trânsito e para a troca de informações de mobilidade.
– Os motociclistas são maioria entre os pacientes que dão entrada nos hospitais por acidente de trânsito, e é preciso reforçar que os acidentes com moto costumam ser muito graves, levando o paciente a óbito ou deixando sequelas permanentes. A recomendação é tomar todos os cuidados necessários para a segurança da viagem, como o uso dos equipamentos de proteção, não usar celular e evitar qualquer outro tipo de distração -, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Saúde do homem: rotina de cuidados é fundamental
Além das ações para prevenir acidentes de trânsito, a SMS também disponibiliza uma série de serviços e iniciativas voltadas ao público masculino pela Estratégia Saúde da Família. Ao longo deste mês, as equipes de Atenção Primária vão intensificar as ações de promoção à saúde e de conscientização, incluindo palestras, oficinas, exames, vacinação, rodas de conversas, aulas de educação física e de planejamento reprodutivo.
As clínicas da família e centros municipais de saúde também oferecem vacinação, consultas especializadas, exames clínicos e laboratoriais de rotina, além de tratamento para doenças crônicas como hipertensão e diabetes, tratamento para o tabagismo e orientações para a saúde sexual e reprodutiva.
– A importância do Novembro Azul é a conscientização e o engajamento da população em atividades preventivas. É fundamental alertar e relembrar que a expectativa de vida dos homens é menor do que a das mulheres, porque os homens são mais expostos à violência, e vão menos às unidades de saúde, comprometendo o tratamento de doenças crônicas, por exemplo. Então, a orientação é para que os homens busquem atendimento, sejam eles jovens, adultos ou idosos. A rede de Atenção Primária busca estimular o usuário a uma rotina de cuidados preventivos, com consultas e acompanhamento periódicos na clínica da família -, destaca o subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Renato Cony.
O município do Rio tem 240 unidades de Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família). Para encontrar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência, basta consultar o portal Onde ser atendido (https://prefeitura.rio/ondeseratendido).
Tecnologia e cuidado em prol da saúde mental
As ações do Novembro Azul incluem ainda a conscientização sobre a importância da saúde mental, fundamental para a prevenção ao suicídio e a outros tipos de violência. A rede de Atenção Primária conta com equipes multiprofissionais que oferecem, entre outros serviços especializados, acompanhamento integral para pacientes com sintomas de ansiedade, depressão e outros transtornos. Casos de maior complexidade são atendidos pela rede de atenção psicossocial, que conta com 40 unidades (CAPS) espalhadas pela cidade.
– O sofrimento psíquico do homem é muitas vezes invisível, não porque não exista, mas porque ele é silenciado. A dificuldade masculina em demonstrar fragilidade e buscar ajuda é uma norma social que leva ao adoecimento. A principal prevenção é combater esse silêncio e incentivar o pedido de ajuda. Nossas equipes de saúde estão prontas para acolher e ouvir, sem julgamentos -, conta o superintendente de Saúde Mental, Hugo Fagundes.
A SMS também vem investindo na capacitação de toda a rede, incluindo as unidades de urgência e emergência, para o manejo de casos de violência autoprovocada. A Superintendência de Vigilância em Saúde desenvolveu uma ferramenta inteligente que lê e interpreta os prontuários de todos os atendimentos da rede de urgência e emergência e, a partir dessas informações, gera alertas de eventos importantes para a saúde pública. Em parceria com a Superintendência de Saúde Mental, a SVS vem usando o algoritmo também para identificar casos de saúde mental que demandem um acompanhamento mais próximo e prolongado. Assim, a rede de atenção psicossocial consegue alcançar e acolher esses pacientes, oferecendo cuidado e tratamento de maneira eficaz.
Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro
Leia Mais em: O Maringá
