
O Aeroporto de Londrina “Governador José Richa” terá dois novos voos para Curitiba e São Paulo. A partir de março de 2026, a companhia aérea Gol disponibilizará o voo com saída do Aeroporto de Congonhas às 22h nas segundas, quartas e sextas-feiras. Após pernoitar em Londrina, esse voo fará trajeto inverso, nas terças, quintas e sábados, partindo para a capital paulista às 5h25.
A informação foi divulgada na última semana pela página TMA Londrina, e as passagens já estão sendo comercializadas no site e aplicativo da companhia, com tarifas iniciando na faixa de R$400. O novo horário está disponível para datas a partir de 2 de março. No momento, o aeroporto de Londrina conta com somente uma frequência diária de voos da Gol, também com destino a Congonhas. Com essa mudança, a ser implementada em março de 2026, a frequência será dobrada.
Em outubro, a Azul Linhas Aéreas também iniciou uma nova operação para a cidade de Campinas (Viracopos), com partida às 5h45, totalizando três por dia.
Outra novidade anunciada pelo prefeito, nesta terça-feira (4) é a retomada da operação, também pela Azul, de mais um voo diário entre Londrina e Curitiba, a partir de fevereiro. Atualmente, a cidade conta com apenas uma frequência diária e sem escalas para a capital do estado, com saída às 18h20.
Para Tiago Amaral, as duas conquistas são importantíssimas e resultam do empenho do poder público e da sociedade civil para fortalecer e ampliar horários, rotas e conexões do aeroporto da cidade. “O voo para Congonhas é o mais estratégico que tem, porque quem vai para São Paulo prefere ir e voltar no mesmo dia. Você ganha tempo e velocidade; isso acaba facilitando muito a vida dos executivos, dos empresários e do trabalhador de uma forma geral que tem essa necessidade. E hoje (4), tivemos essa informação, sensacional, também fruto de uma articulação que vinha sendo feita pela sociedade londrinense e pelo governador Ratinho Júnior, que estava totalmente empenhado nisso, de que a Azul voltará a operar mais um voo para a cidade de Curitiba”, comemorou o prefeito.

Tiago Amaral explicou ainda que as solicitações às Companhias Aéreas vão continuar no sentido de ampliar as operações na cidade. “Temos feito diversas negociações, tanto com a LATAM, Azul, além da Gol, para que a gente possa ter pelo menos mais um voo para São Paulo, que a gente espera conseguir anunciar, talvez ainda esse ano, mais alguma novidade. Realmente é um momento muito importante, a gente está conseguindo recuperar a capacidade da cidade de Londrina de voos que, obviamente, aumenta a chance de chegada de empresas, de indústrias e geração de emprego e renda. Então, esse é um anúncio muito importante que é fruto do trabalho, engajamento de deputados federais, deputados estaduais, sociedade civil organizada e apoio também do nosso Governo do Estado, na pessoa do governador Ratinho Jr”, complementou.

A Prefeitura de Londrina integra a Comissão de Infraestrutura da Região Norte, composta por representantes do poder público, empresários, lideranças regionais e entidades da sociedade civil organizada. Quando era deputado estadual, o prefeito Tiago Amaral coordenou e liderou essa comissão, que tem o Aeroporto de Londrina como uma de suas prioridades.
Dentre as atividades promovidas pela Comissão, estão os esforços para a instalação do ILS (Instrument Landing System) no aeroporto, equipamento cuja inauguração está prevista para dezembro deste ano.
Um dos representantes da Prefeitura de Londrina na Comissão de Infraestrutura é o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza. Ele explicou que o Aeroporto de Londrina atende a vários critérios, inclusive em relação ao fluxo de passageiros, que justificam a expansão das opções de voos. “A ocupação das aeronaves aqui é sempre muito alta. Existe uma demanda grande, de empresários e demais pessoas que precisam viajar para Curitiba, São Paulo, até Cuiabá. Por exemplo, a Motiva identificou que 28 pessoas saem todos os dias de Londrina para Cuiabá. Se houvesse um voo direto, duas vezes por semana, já teria demanda suficiente. Hoje, essas pessoas vão para São Paulo para depois seguir até Cuiabá”, citou.
Com a modernização do aeroporto e, em breve, a instalação do ILS, a expectativa da Comissão é fortalecer as articulações para que as companhias revejam sua malha viária e possam incluir novos horários e rotas no Aeroporto de Londrina. “Um aeroporto bem estruturado traz desenvolvimento. Queremos que Londrina ofereça condições ideais: voos disponíveis, horários variados, companhias diversas e segurança mesmo com chuva para pousos e decolagens regulares”, frisou Souza.
De acordo com o analista de Manutenção Aeronáutica e administrador da página TMA Londrina, Fábio Faria, que também é gestor de Segurança Operacional no Aeroporto 14 Bis e professor do curso de Ciências Aeronáuticas da Unopar, a notícia foi comemorada pelos seguidores. “A nova frequência da Gol representa um avanço importante para Londrina e para o Aeroporto José Richa, pois amplia a oferta de voos, fortalece a conectividade com São Paulo e melhora as opções de conexão em Congonhas, quanto mais oferta, melhor é para o passageiro. O voo pernoite traz ganhos operacionais, reduz atrasos e favorece o embarque em horários estratégicos. Além disso, demonstra o reconhecimento do potencial de mercado da cidade e contribui para o fortalecimento econômico e logístico da região”, avaliou.
O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), André Luís Sampaio Silvestri, que coordena o projeto de extensão “PAS (Programa de Assistência à Sociedade) Aeroportos” e possui larga experiência no tema, lembrou que essa medida é reflexo da economia, tanto do município como do país, e pode ser modificada conforme a demanda e o próprio cenário econômico. “A Gol sempre teve bastante voo pra Londrina, e agora está retomando. E esse é um voo que vai ser colocado, mas eles vão monitorar. Se tiver passageiro, tudo bem. É uma boa notícia, porque nós vamos ter mais opções, e ter mais opções sempre nos conecta ao mundo. Isso é muito bom, porque a Gol é uma excelente companhia aérea com excelentes aviões”, completou.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Motiva Aeroportos
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá
