sexta-feira, setembro 26

Orquestra Sinfônica do Paraná atrai 800 pessoas a concertos em Campina Grande do Sul

A Orquestra Sinfônica do Paraná reuniu quase 800 pessoas nos dois concertos realizados nesta semana em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, dentro do projeto Guaíra para Todos. As apresentações foram realizadas nesta quarta e quinta-feira (24 e 25) no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi.

Na quarta-feira (24), o concerto foi especialmente dedicado a 250 estudantes dos colégios estaduais Ivan Ferreira do Amaral, Bandeirantes e Prefeito João Maria de Barros.

A professora Cristiane Schneider da Cunha Cardoso, pedagoga do Colégio Bandeirantes, destacou a reação dos alunos. “Foi surpreendente. Não conseguimos trazer a escola toda, mas quando falamos que seria a Orquestra Sinfônica do Paraná que estaria aqui no teatro, os olhos dos alunos brilharam. Muitos nunca tinham visto uma orquestra ao vivo e até revelaram que já ouviam música clássica, citando Beethoven e Bach. Isso mostra a importância desse contato”, comentou.

Eros Perez estudante, de 16 anos, viveu a experiência de assistir uma orquestra pela primeira vez. “Achei uma experiência única. Quando você vê os instrumentos separados, parece que fazem a mesma coisa, mas juntos é incrível. Não dá para descrever, tem que estar aqui para sentir”, disse.

Já para Hugo Barbosa Fantini, de 17 anos, que conhecia orquestras apenas por vídeos, a experiência foi marcante. “Foi muito massa. Eles têm uma fluidez maravilhosa com a música. É diferente ver de perto, sentir a energia, a pose dos músicos, a forma como dominam o palco”, afirmou.

Na quinta-feira, a segunda apresentação aberta o todo o público da cidade, que lotou o espaço. Os concertos foram regidos pelo maestro convidado Alexandre Brasolim e tiveram entrada gratuita.

GUAÍRA PARA TODOS – Criado em 2016 pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, o projeto Guaíra para Todos tem o objetivo de democratizar o acesso à música, à dança e ao teatro em diferentes regiões do Paraná. Em Campina Grande do Sul, a iniciativa não apenas encheu o teatro, mas também emocionou o público.

Para o diretor de Projetos Culturais de Campina Grande do Sul, José Antônio Teixeira, a presença da Orquestra é essencial para estimular a formação de público. “Esse projeto é fundamental para a divulgação do trabalho da orquestra, que é uma referência na cultura do Paraná e do Brasil. Os músicos são de excelência, o repertório é encantador, e é um evento que toca a alma das pessoas”.

“Muitas vezes, o público da Região Metropolitana tem dificuldade de ir até Curitiba, as pessoas trabalham até tarde, o que dificulta a ida até o espaço do Teatro Guaíra, em Curitiba. Então, ter a orquestra aqui em Campina Grande do Sul é uma oportunidade única”, comentou.

Com mais de 40 anos de trajetória, a OSP já ultrapassou mil apresentações dentro e fora do Estado, com um repertório de mais de 900 obras catalogadas. Apenas em 2024, o conjunto alcançou mais de 90 mil pessoas em todo o Brasil, consolidando-se como uma das principais orquestras sinfônicas do país.

Fonte: AEN PR