quarta-feira, setembro 24

Paraná firma protocolo para apoiar municípios na conquista de Selo de Gestão Sustentável

O Governo do Paraná assinou um protocolo de intenções para realização de ações conjuntas com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de favorecer a adesão e melhorar os indicadores do Selo Caixa Gestão Sustentável junto às cidades paranaenses.

O protocolo é o primeiro passo da parceria e resultará em acordo de cooperação técnica a ser firmado entre a Gerência Executiva de Governo de Curitiba e a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Paraná (SGDES).

O escopo da parceria prevê atuação conjunta nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, incluindo iniciativas de divulgação e engajamento das cidades na certificação do Selo Caixa, a realização de trabalhos com foco na melhoria dos indicadores, e a futura replicação das ações e das boas práticas para os demais municípios do Paraná.

O Selo Caixa Gestão Sustentável é um reconhecimento criado pela instituição financeira para municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.

De acordo com a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico do Paraná, Keli Guimarães, a parceria reforça o compromisso do Estado em incentivar os municípios a adotarem práticas de desenvolvimento sustentável. “Esse protocolo é uma oportunidade para apoiar as cidades paranaenses na melhoria de seus indicadores e na implementação de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 da ONU. Queremos que os municípios sejam protagonistas em iniciativas que unem inovação, responsabilidade socioambiental e benefícios reais para a população”, destacou.

Os municípios proponentes são avaliados por meio de 22 indicadores, classificados sob quatro aspectos: ambiental, social, governança e climático. Caso atendam aos critérios exigidos, as cidades recebem o certificado no nível alcançado e podem utilizar a marca do selo como símbolo de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A certificação fortalece a credibilidade da administração pública, estimula a adoção de políticas públicas mais eficientes e gera benefícios concretos para a população, promovendo cidades mais justas, resilientes e sustentáveis. Além disso, os municípios certificados obtêm condição diferenciada na contratação dos produtos FINISA Verde e FINISA Transformação Digital.

Fonte: AEN PR