O Governo do Estado já iniciou os serviços de terraplanagem e drenagem para as obras de pavimentação da ligação entre a área urbana de Marilena, no Noroeste do Paraná, e a região de Porto Maringá, nas margens do Rio Paraná. A obra, que está em 7%, recebe investimento de R$ 60,7 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil) e compreende uma estrada de 11 quilômetros, que hoje é de terra, e cerca de 800 metros de vias municipais.
Além de melhorar a mobilidade da população de Marilena, o projeto é também importante para desenvolver o potencial turístico da região, já que as prainhas de água doce do Porto Maringá são muito procuradas tanto por veranistas, como por praticantes de esportes náuticos, principalmente pescaria. Pelo local, também é possível pegar embarcações até a Ilha de Guadalupe, mais conhecida como Ilha dos Pneus, e para ver o encontro das águas dos rios Paraná e Paranapanema, dois dos principais do Estado.
A rodovia que está sendo pavimentada é de responsabilidade municipal, mas o convênio, assinado no ano passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e que tem prazo de 600 dias de execução, permite o aporte financeiro do Estado no trecho. A obra é executada pelo município e fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), com previsão para ser finalizada em agosto de 2026.
A estrada vai receber pavimento asfáltico, com exceção de um pequeno trecho com blocos sextavados. A pista de rolamento terá duas faixas de tráfego com 3,6 metros de largura cada, além de acostamentos de três metros de largura em cada lado da pista e calçadas para pedestres nos trechos urbanos. A obra prevê ainda implantação de sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança viária.
COSTA NOROESTE – Marilena é uma das cidades da chamada Costa Noroeste do Paraná, região que atrai cada vez mais visitantes para as suas praias de água doce, com atrações turísticas como recantos e restaurantes e atividades para quem deseja aproveitar as águas dos rios Paraná e Paranapanema.
Na região, o Governo do Estado também está pavimentando a estrada que dá acesso ao balneário Vila Yara, em Altônia, por meio de um convênio do município com a Secretaria de Estado das Cidades (Secid). É um trecho de 13,6 quilômetros da Estrada Mestre, que liga o centro do município ao Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Além disso, o Estado também realizou outras obras de melhorias em locais como Porto Rico, Porto São José, em São Pedro do Paraná, e Porto Camargo, em Icaraíma, com a estruturação das orlas, pavimentação de vias urbanas e de estradas rurais, além da implantação de um novo trevo rodoviário no entroncamento da PR-478 e a PR-576, entre Porto Rico e São Pedro do Paraná.
Fonte: AEN PR