Com peças do acervo do Arquivo Público do Paraná (Deap), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) celebrou seus 80 anos de existência com a exposição “Entre Eleições, Urnas e Documentos: 80 Anos do TRE-PR no Acervo do DEAP”. A abertura aconteceu nesta terça-feira (07). A mostra apresenta itens como diferentes urnas eletrônicas, um mapa de apuração das eleições de 1978, petições históricas e artefatos da eleição de 1989.
O Arquivo Público é administrado pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). “O Arquivo completou 170 anos, e graças ao bom trabalho realizado aqui conseguimos resgatar uma grande quantidade de história do Estado”, afirmou o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
“Sem história, nenhuma sociedade consegue avançar, e o Arquivo cuida muito bem da história do Paraná. Encontramos aqui um material muito rico sobre o Tribunal Regional Eleitoral”, disse o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson.
TERMO DE COOPERAÇÃO – A exposição também marcou a assinatura de um compromisso entre as secretarias da Administração e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com o TRE-PR.
“O trabalho do Arquivo Público não se baseia só em guardar documentos. Hoje estamos aqui também para firmar um termo de cooperação para desenvolvimento de um trabalho conjunto de digitalização e disponibilização de todo o acervo do TRE-PR, para preservarmos essa história”, explicou a diretora do Arquivo Público, Fabiane Bergmann.
“A história se faz a partir dos documentos, imagens e depoimentos presentes aqui. Sem essa riqueza, nós não poderíamos ter as narrativas históricas do Paraná e do Brasil”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona
PRESENÇAS – A ação também teve a presença dos representantes do Tribunal de Justiça do Paraná, Lídia Maejima e Jucimar Novochadlo; da diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; do representante da Secretaria da Segurança Pública, Fábio José Cruz; e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Guilherme Gonçalves.
Fonte: AEN PR