
A Prefeitura do Rio segue avançando com as obras contra enchentes em Realengo. Neste domingo (16/11), as novas frentes de trabalho chegaram à Vila Vintém. As intervenções fazem parte do PAC Realengo, que realiza extensas obras de drenagem no bairro, na Zona Oeste.
– Estamos buscando resolver os problemas mais estruturais da cidade. Fizemos o piscinão da Praça da Bandeira, Jacarepaguá e agora nosso foco é Realengo, incluindo a Vila Vintém. Vamos fazer obras também no Jardim Maravilha, em Guaratiba, e em Acari. É um conjunto de importantes obras de drenagem para resolvermos o problema dos alagamentos – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Um novo sistema de drenagem está sendo implementado, o que vai mitigar os transtornos causados por alagamentos em dias de muita chuva no bairro. As obras foram iniciadas em meados de julho pelas ruas do Imperador, Bernardo de Vasconcelos e Avenida Santa Cruz. A Rua do Imperador já recebeu nova drenagem e foi asfaltada na última semana. As obras seguem nas demais vias. Ao todo, serão mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais que serão construídas para reduzir enchentes.
– Essa obra é fruto de muita articulação política e muita gestão – disse o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
A nova frente de serviço iniciará na Rua Barão do Triunfo, e as intervenções seguirão em direção à Vila Vintém, com obras de drenagem e melhorias no Rio Catarino. Será implantada uma segunda galeria para melhor fluidez das águas do rio, reforçando a capacidade de escoamento. Essa galeria auxiliar será implantada sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador. Todas essas ações vão beneficiar diretamente a comunidade da Vila Vintém.
– Dividimos o grande projeto de controle de enchentes em Realengo em três áreas. Essa intervenção aqui na região da Vila Vintém visa fazer uma galeria para desviar parte do Rio Catarino. E ainda teremos outras grandes ações como a construção de um reservatório maior do que o piscinão da Praça da Bandeira para trazermos segurança e resiliência para a região da grande Realengo – explicou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.
Piscinão de Realengo
Dentro do programa, a região também ganhará um piscinão contra enchentes, que será maior que o reservatório da Praça da Bandeira. Ele terá capacidade para acumular aproximadamente 20 milhões de litros de água, o que equivale a 20 mil caixas d’água de mil litros. A construção servirá para conter as águas do Rio Piraquara, outro rio importante para o escoamento da região em dias de fortes chuvas.
Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores do bairro, segundo dados do último Censo. As obras são realizadas pela Fundação Rio-Águas, e os investimentos são de cerca de R$ 123,5 milhões, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, que coordena o programa Novo PAC, e da Caixa Econômica Federal.
Categoria:
Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro
Leia Mais em: O Maringá
