
Dando continuidade às relações com Toledo, cidade-irmã de Londrina que fica em Ohio (EUA), o prefeito Tiago Amaral recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (2), o empresário Márcio Sandri, representante de Londrina na cidade americana. A reunião abordou vários projetos para implantação de novos negócios na cidade, principalmente na área de materiais compósitos, e eventos que serão realizados em Londrina com apoio de empresas e entidades de Toledo.
Um dos tópicos discutidos no encontro foi a implementação do Instituto Fibrenamics na cidade, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A chegada de um polo Fibrenamics em Londrina deve resultar em novas pesquisas e tecnologias, principalmente as que envolvem os compósitos. E, com esse material, Londrina terá condições de sediar indústrias e empresas de diversos setores, que utilizam os compósitos como ingrediente para seus produtos.
Outro tema abordado foi a Londrina Jeep Fest, evento inédito que fará parte das celebrações pelo aniversário da cidade, no início de dezembro. São esperados representantes da fábrica americana da Jeep, já que Toledo é considerada berço da marca, com início das operações na década de 40.
Esses e outros temas, incluindo o intercâmbio de cursos tecnológicos para alunos do Ensino Médio, ensino de robótica nas escolas, e a vinda dos adolescentes que integram a Orquestra Jovem de Toledo para participarem do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) no próximo ano, tiveram avanços durante a reunião.

Segundo o prefeito Tiago Amaral, esse encontro trouxe desdobramentos às tratativas iniciadas durante o Londrina Day, evento realizado em Nova Iorque com participação de uma comitiva da Prefeitura. “Quando nós fomos aos Estados Unidos, recebemos a cidade de Toledo para falar sobre diversas parcerias que estão sendo construídas com Londrina. Uma delas, e das mais importantes, é a parceria para trazer para cá um polo de compósitos que são, por exemplo, a fibra de vidro e outros tipos de produtos que servem para grandes empresas, como as que produzem drones ou do ramo automobilístico. Indústrias desses ramos dependem muito dessa produção. E a gente está trazendo para cá. Então essa visita é mais um passo que a gente dá para a formalização dessa grande parceria, com atração de novos empregos e empresas aqui para a cidade”, ressaltou.
Quanto aos eventos e atrações culturais que também vão estreitar os laços entre Londrina e Toledo, o prefeito considera que é uma forma válida e importante de divulgar o potencial da cidade. “Temos aqui um Jeep Clube muito forte, é uma paixão nacional e londrinense, então uma das grandes ações que a gente está fazendo também é divulgar Londrina através da parceria dessa grande festa que ocorre lá nos Estados Unidos, trazendo para cá um braço também desse evento. Toledo é onde fica a fábrica da Jeep, da Stellantis, então a gente pensa que, com essa vinculação, abriremos grandes oportunidades. E não só para o evento, mas para promover a cidade e trazer investimentos desse ramo automobilístico”, complementou.

Sandri, que preside a divisão de Compósitos da multinacional Owens Corning, colocou-se à disposição para intermediar a atração e implementação de empresas que atuem com compósitos. “A tecnologia de compósito é uma tecnologia de materiais de construção, e quando você domina pode fazer diversos equipamentos, veículos ou outros meios de transportes. E é uma tecnologia moderna, que está avançando muito rápido, com uma vantagem muito grande. No início, ela requer pouco investimento financeiro, e mais de pessoas e de conhecimento. Acho que Londrina tem isso, temos uma grande universidade aqui, boas escolas e uma equipe dinâmica que gosta de fazer coisas relacionadas com inovação. Creio que será fácil fazer, precisa de concentração de recursos no início, mas são recursos humanos, e a gente está disposto a ajudar também. Nós conhecemos e somos líder mundial nessa tecnologia”, frisou.

O empresário também parabenizou o prefeito Tiago Amaral pelas iniciativas da administração municipal, sempre voltadas ao desenvolvimento e modernização de Londrina. “Não é a primeira reunião que tenho aqui na Prefeitura, mas tem sido a melhor até agora. Foi incrível como conseguimos avançar em diversos projetos que já tínhamos começado, mas estavam um pouco parados. Fiquei impressionado com a qualidade da equipe, com o dinamismo do prefeito e com a rapidez com que ele toma decisão boa. Então, foi uma ótima reunião”, avaliou.
O encontro desta terça-feira (2) no gabinete do prefeito contou com a participação dos secretários municipais de Governo, Leonardo Carneiro, e de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, mais a primeira-dama Juliana Yagushi do Amaral e a diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo, Liz Dayane Paludetto Rodrigues. Também compareceram os presidentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabricio Bianchi; do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Paulo Henrique Ferreira; e da Londrina Iluminação, Renan Salvador.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá