
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) promoveu nesta segunda-feira (13) a abertura da Semana Municipal de Alimentação, cuja programação vai até sexta-feira (17) (confira abaixo). Realizada no auditório da Prefeitura de Londrina, a solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Londrina, Júnior Santos Rosa, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues, e do vereador Régis Choucino. Também participaram a secretária executiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (Consea-Ld), Viviane Fernandes, e a técnica do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Núcleo Regional da Seab de Londrina, Nair Lúcia Jung.
O evento foi aberto com uma apresentação do Coro Tempos Dourados, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que trouxe um repertório com canções tradicionais e clássicos da Música Popular Brasileira. Na sequência, houve as falas das autoridades e o lançamento do 1° Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina. Fechando as atividades, foi realizada a palestra “Alimentação saudável e consciente: construindo saúde hoje e cultivando um futuro melhor”, ministrada pela nutricionista Juliana Thais Alves Lopes Werner, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Realizada em alusão ao Dia Municipal da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Semana Municipal da Alimentação deste ano tem o tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”. Voltada a diferentes públicos, sua programação inclui bate-papos sobre agricultura orgânica, contação de histórias sobre alimentação saudável, palestras sobre reutilização de alimentos e piquenique sustentável para alunos da rede municipal.

O vice-prefeito de Londrina, Júnior Santos Rosa, salientou que a programação está alinhada a um dos objetivos da atual gestão, que é garantir que a população do município tenha acesso à alimentação de qualidade. “Londrina é uma cidade que produz muito, e é inaceitável que alguém passe fome aqui. Apesar disso, grande parte da população não conta com uma alimentação de qualidade. Por isso, é um dever da Prefeitura realizar políticas públicas para melhorar essa situação, e contamos com a participação e engajamento de todas as secretarias e órgãos municipais nessa causa”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues, parabenizou os servidores da SMAA e agradeceu a todas as instituições parceiras, como a Câmara Municipal e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). “Gostaria de destacar também que a Secretaria de Agricultura está com um chamamento aberto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado à seleção de agricultores familiares para o fornecimento de gêneros alimentícios. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (17), e temos uma verba de R$ 551 mil, sendo que cada selecionado poderá comercializar até R$ 15 mil. Esses alimentos serão destinados às entidades que atendem as pessoas que mais precisam, então pedimos a participação de todos nessa importante iniciativa”, realçou.

Outro destaque da solenidade foi o lançamento do 1° Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina, apresentado pela médica veterinária da SMAA, Maria Carolina Ricciardi Sbizera Ruiz. Referente ao período 2025-2028, o planejamento foi elaborado sob coordenação da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (Caisan), com a participação de diferentes secretarias, órgãos, conselhos e instituições.
Conforme Ruiz, trata-se de um importante instrumento de planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas voltadas ao incentivo da agricultura familiar e combate da insegurança alimentar, entre outras áreas. “É um chamado à ação coletiva. Através deste plano, estamos plantando a semente de um futuro mais justo, sustentável e solidário”, sublinhou.
Próximas atrações da Semana Municipal de Alimentação:
Terça-feira – 14/10
9h – Bate-papo: “Agricultura orgânica e controle biológico de pragas” – Prof. Dr. Maurício Ursi Ventura (UEL). Horta Comunitária Cantinho do Céu (Rua Doutor Orlando Vicentini, Conjunto Farid Libos)
14h às 16h – Aula de ginástica funcional (FEL) + distribuição de mudas (Sema). CCI Zona Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260)
Quarta-feira – 15/10
9h às 17h – Arrecadação de leite nas secretarias municipais pelos servidores da SMAA para destinação às entidades filantrópicas Lar Maria Tereza, Fundação Tamarozzi, ONG Viver e Ilece.
Às 10h e às 14h30 – Quartas criativas: contação de histórias e oficinas sobre Alimentação Saudável – Renata Suzue. Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413).
Quinta-feira – 16/10
9h às 11h – Vivência “Sabores de ler, brincar, explorar e sentir” – piquenique sustentável com literatura – Prof. Valdir (SME). CMEI Marisa Arruda dos Santos (Rua Salim Sahão, 777).
9h às 11h – Palestra: “Reutilização de Alimentos” + distribuição de mudas (Sema). Servidora aposentada Maria Inês Passini (SMAA). CCI Norte (Rua Luís Brugin, 570).
14h às 16h – Palestra: “Reutilização de Alimentos” + distribuição de mudas (Sema). Servidora aposentada Maria Inês Passini (SMAA). CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111).
Sexta-feira – 17/10
10h – Contação de história: “Histórias que alimentam”. Servidores da SMAA. Escola Municipal Nina Gardemann (Rua Dragen Feld, 73).
9h às 12h – Atividade física com servidores do DDR (SMAA) + almoço no Restaurante Popular.
14h às 16h – Vivência “Sabores de ler, brincar, explorar e sentir” – piquenique sustentável com literatura. Prof. Valdir (SME). CMEI Marisa Arruda dos Santos (Rua Salim Sahão, 777).
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá