quinta-feira, novembro 6

Prefeitura lança programação do Novembro Azul de cuidado masculino

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou a programação da campanha Novembro Azul, com o tema “A saúde masculina no fio do bigode”. A iniciativa chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que está entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global. O lançamento foi realizado no auditório da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira (6), com a presença do prefeito Tiago Amaral e diversas autoridades.

Foto: Calebe Guedes / PML

Após a apresentação do calendário de ações e do pronunciamento das autoridades presentes, foi realizada a palestra “Saúde Masculina: Prevenção & Cuidado” com o médico urologista João Scorpione.

O Novembro Azul é um movimento que vai além da campanha, sendo um apelo à responsabilidade e ao autocuidado. Além dos exames, a adoção de hábitos saudáveis (exercício, alimentação equilibrada, evitar cigarro e álcool em excesso) é essencial para a prevenção de doenças. A intenção é incentivar os homens a buscarem serviços de saúde regularmente e a não esperar pelo surgimento de sintomas para agir.

O Ministério da Saúde preconiza que a decisão sobre exames de rastreamento para o câncer de próstata deve ser individualizada e feita com um profissional de saúde, considerando fatores de risco e histórico pessoal. Exames como o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal são cruciais para a detecção precoce de alterações, e é fundamental quebrar tabus para salvar vidas.

Foto: Calebe Guedes / PML

Durante o lançamento da campanha Novembro Azul, o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, destacou a importância de incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. Ele lembrou que, por natureza, muitos acabam sendo mais relaxados nesse aspecto, mas ressaltou que isso não significa que não enfrentem problemas de saúde. “O homem precisa se cuidar, até como exemplo dentro de casa, precisa estar com a sua saúde em dia para continuar cuidando da família e sendo o esteio do lar”, disse.

Amaral destacou que a campanha é uma forma de conscientização e elogiou a iniciativa da secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, de usar o símbolo do bigode como forma de chamar a atenção do público masculino. “Foi uma ideia sensacional, porque essa imagem do bigode remete ao ‘machão’, aquele que às vezes diz que não tem nenhuma doença. Eu mesmo lembrei do meu avô quando vi esse símbolo, um homem que não gostava de ir ao médico, nem ao dentista, e não se cuidava, mas hoje se encontra debilitado. A falta de acompanhamento médico cobra um preço alto, por isso queremos que os homens tenham essa conscientização e façam os acompanhamentos de saúde que estamos oferecendo agora. Estou muito feliz com essa iniciativa e tenho certeza de que ela vai contribuir muito para a saúde e o bem-estar dos londrinenses”, enfatizou.

Foto: Calebe Guedes / PML

A secretária da pasta, Vivian Feijó, explicou que a campanha visa resgatar o compromisso do homem com a sua saúde, dando enfoque maior à prevenção do câncer de próstata. “Não menos importante, cuidaremos também da obesidade, tabagismo, alcoolismo, diabetes e da hipertensão. Ao chegar à UBS, o homem vai ter direito a um pacote de medidas e de exames laboratoriais, como hemograma, vai medir o seu colesterol e a glicemia, vai aferir a sua pressão. Também daremos acesso, para aqueles que se enquadram no grupo de risco, a um check-up vascular e clínico. Nossa intenção é atrair as pessoas para perto da unidade de saúde para que possamos prevenir doenças maiores, considerando que o homem, tendencialmente, tem uma acomodação maior do que as mulheres em procurar o serviço de saúde”, disse.

Foto: Calebe Guedes / PML

O vice-prefeito de Londrina, Junior Santos Rosa, convidou todos os homens londrinenses a aderirem à campanha Novembro Azul. Ele destacou a importância dos cuidados preventivos e afirmou já ter aderido à iniciativa.  “Sabemos da importância dos cuidados preventivos, por isso eu já aderi à campanha e convido os homens de Londrina a cuidar da sua saúde, porque sem saúde nada acontece. Londrina é exemplo para todo o estado, e o lançamento destas ações demonstra isso”, frisou.

Entre os presentes na solenidade, também estiveram a deputada estadual Cloara Pinheiro; o deputado estadual Jairo Tamura; os vereadores Sidnei Matias, Antônio Amaral, Marinho, Valdir Santa Fé e Chavão; e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Fábio Molin.

Ações – Durante todo o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana vão atender em horário estendido, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir da próxima segunda (10). Para cada UBS, serão disponibilizadas 20 vagas por noite, sendo nove por agendamento on-line e 11 por livre demanda.

O atendimento será direcionado para ações de cuidado integral, contemplando: avaliação de sinais vitais; solicitação de exames laboratoriais; atualização vacinal; realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); e encaminhamento para o grupo de tabagismo, quando indicado. Além disso, os homens poderão participar do Combo do Bigode, que contempla a realização de hemograma, lipidograma, glicemia de jejum, creatinina e PSA.

Foto: Calebe Guedes / PML

Outra ação será a “Blitz do Bigode”, conduzida pela equipe eMulti, em locais de grande movimentação masculina, como feiras livres, mercados, bares, atividades esportivas, entre outros. As ações incluirão aferição de Pressão Arterial (PA), medição de glicemia capilar (HGT) e Índice de Massa Corporal (IMC), Educação em Saúde, inclusão nos programas de prevenção e agendamento de consultas.

Haverá, também, o Check Up Vascular, com consulta com médico especialista, exame de ultrassonografia (USG) e Doppler, para homens acima de 40 anos com um dos seguintes fatores de risco: hipertensão; diabetes; tabagismo; colesterol alterado; varizes.

Nesta sexta-feira (7), das 8h às 12h, será realizada uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro Pop que atende a população em situação de rua. Os responsáveis pela ação são o Consultório na Rua e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS III). Serão ofertados os seguintes serviços:  testagem rápida de ISTs, coleta de BAAR, vacinação, avaliação médica e odontológica e acolhimento psicossocial.

Em parceira com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), as ações voltadas à saúde do homem serão levadas para os profissionais que trabalham na sede da CMTU e no Espaço do Trânsito. As ações contemplam testagem rápida de ISTs, verificação de PA e HGT e coleta do Combo do Bigode.

O Novembro Azul chegará também à Feira da Zona Norte, no dia 15, das 8h às 17h, em parceria com o Hospital da Zona Norte, e à Feira da Saul Elkind, no dia 22, das 8h às 14h, em parceria com o Sesc. Os homens poderão participar de testagem rápida de ISTs, verificação de PA e HGT e coleta do Combo do Bigode.

No dia 28, das 8h às 14h, na Concha Acústica, serão realizadas ações especiais voltadas ao homem, incluindo: testagem rápida de ISTs; distribuição de auto teste de HIV; verificação de PA e HGT; coleta do Combo do Bigode; atividade de Saúde Mental; Vacinação; e cadastramento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

Outra ação, o Drive Thru do Bigode, será realizado em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Com Aplicativos de Transporte Terrestre do Estado do Paraná (Sitapp), para atender os motoristas de Uber, em data a definir. A iniciativa ocorrerá no estacionamento do Moringão, com apoio da RIC TV, contemplando as seguintes ações: testagem rápida de ISTs, distribuição de autoteste de HIV;  verificação de PA e HGT; Check Up Vascular; e Combo do Bigode.

A programação contempla, ainda, uma ação em parceria com o Sindserv, em data a definir, com os seguintes serviços: testagem rápida de ISTs; distribuição de autoteste de HIV; verificação de PA e HGT; Check Up Vascular; e Combo do Bigode.

Crédito: Prefeitura de Londrina

Leia Mais em: O Maringá