quarta-feira, outubro 8

Preparação para o Saeb tem aulão com estudantes dos colégios estaduais em Curitiba

Após meses de preparação nos colégios estaduais do Paraná, a contagem regressiva para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já começou. Para dar ainda mais confiança aos estudantes nesta reta final, o Núcleo Regional de Educação de Curitiba promoveu, nesta quarta-feira (8), o Aulão do Saeb, em parceria com a Universidade Positivo.

O Saeb é uma das principais referências para compreender a realidade educacional no Brasil. Conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame analisa o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além de levantar dados sobre aspectos que impactam o ensino e a aprendizagem.

Os resultados têm papel decisivo, pois integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mensura a qualidade da educação pública e orienta a formulação de políticas educacionais em todo o território nacional.

O encontro, que aconteceu no Teatro Positivo, reuniu centenas de estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos colégios estaduais, diretores escolares e representantes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). A iniciativa teve como foco a revisão dos conteúdos com defasagem nos acertos em Língua Portuguesa e Matemática, ajudando a preparar os alunos para as provas que acontecem no fim de outubro.

“Lá na escola a gente fez vários simulados, os professores também estão preparando a gente com aulas específicas para o Saeb e eu acho que o aulão vai ajudar a gente a revisar até para a hora da prova e também ajudar nos vestibulares”, explica Yasmin Krensiglova Weirich, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Cívico-Militar Santa Felicidade. 

Mais do que revisar conteúdos, o Aulão do Saeb teve o objetivo de reconhecer a trajetória dos estudantes e motivá-los nestes últimos dias de preparação. A proposta reforçou o compromisso da rede estadual com a recomposição da aprendizagem (conjunto de estratégias voltadas a superar defasagens no ensino) e com a melhoria dos indicadores educacionais. 

“Está sendo bem puxado, mas a gente está sendo bem preparado e, então, eu acredito que a gente está saindo bem”, conta a estudante Rebeca Ludke Neves, de 17 anos, do Colégio Estadual Paula Gomes. 

DE OLHO NO FUTURO – Encerrando a programação, os estudantes seguiram para o Mochilão, a feira de profissões da Universidade Positivo. A atividade permitiu que os participantes conhecessem de perto diferentes áreas do conhecimento, cursos de graduação e possibilidades de carreira, conectando a preparação para o Saeb com a reflexão sobre o futuro profissional.

Para as equipes gestoras dos colégios, cada conquista dos jovens representa também o fortalecimento da escola pública do Paraná, evidenciando o papel transformador da educação.

“Os alunos tiveram aula de recomposição da aprendizagem, dos descritores de menor acerto. Então, os nossos alunos estão muito animados e engajados para a realização da prova. Eu acredito que com essa vivência na universidade eles terão ainda mais oportunidades de dar o seu melhor e dar o seu máximo rumo ao Saeb”, explica a diretora Gabriela Loureiro Martins Ricetto, do Colégio Cívico-Militar Professora Luiza Ross. 

Fonte: AEN PR