
A 6ª edição da Revista Eletrônica da Educação (REDE) está com prazo aberto para submissões de trabalhos até o dia 1º de outubro. O periódico é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina e tem como objetivo divulgar práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas por professores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De caráter semestral e totalmente digital, a revista busca ampliar a circulação de conhecimentos e experiências no campo educacional. Nela, podem ser publicados relatos de vivências pedagógicas, artigos científicos, produções autorais e reflexões críticas sobre a prática escolar.
A REDE conta com sete seções abertas a contribuições: Práticas do dia a dia da escola; Escola e Comunidade; Conhecendo uma história; A Rede Tem; FALE – Família, Aluno, Londrina, Escola; Educação em versos e Produção Científica Educacional. A submissão deve ser feita por meio de formulário on-line.
Os trabalhos recebidos passam por avaliação da comissão editorial, com base em critérios como normas de submissão, relevância, clareza, adequação ao contexto local, rigor metodológico, originalidade e contribuição prática. Depois dessa etapa, ocorre o processo de retorno aos autores, reformulações, revisão de língua, diagramação e ajustes finais.
De acordo com o coordenador geral da REDE, Edwylson de Lima Marinheiro, a expectativa é de crescimento tanto no número quanto na diversidade dos trabalhos submetidos. “Espera-se um aumento no número de submissões, com maior diversidade temática e de modalidades de ensino, refletindo a visibilidade que a publicação vem conquistando. A intenção é receber trabalhos que, além de relatar práticas, tragam reflexões críticas, análises e dados que permitam um equilíbrio entre teoria e prática”, explicou.
Marinheiro ainda reforçou a importância da revista para a educação local. “Além de divulgar práticas pedagógicas e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, a revista cria um espaço de estudo, registro e compartilhamento de experiências, fortalecendo a cultura de reflexão crítica sobre a educação. Também fomenta o diálogo entre diferentes etapas e modalidades, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial, promovendo a troca de saberes e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade educacional no município”, finalizou.
A previsão de publicação desta edição da revista é para o mês de novembro.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá