O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), entregou nesta quinta-feira (18) mais 622 óculos a estudantes da rede pública em sete municípios da região Noroeste. A ação integra o Programa Bons Olhos Paraná, que tem como objetivo garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio do acesso gratuito a exames oftalmológicos e à distribuição de óculos de grau.
Nesta etapa, foram contemplados estudantes dos municípios de São João do Caiuá (85 óculos), Diamante do Norte (85), Marilena (109), Santa Cruz do Monte Castelo (67), Santa Isabel do Ivaí (91), Santa Mônica (54) e Santo Antônio do Caiuá (26).
Além da entrega, a ação também proporcionou atendimentos de saúde visual com 2.891 procedimentos realizados, incluindo 735 consultas médicas e 70 encaminhamentos para serviços especializados.
A iniciativa é financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR). Os óculos fornecidos pelo programa contam com lentes antirreflexo e armações de acetato, garantindo conforto, durabilidade e qualidade visual para os estudantes.
Mais do que uma simples correção visual, a ação atua na prevenção de doenças oculares, melhora o desempenho escolar e fortalece a inclusão social de milhares de crianças e adolescentes.
“A entrega de mais um lote de óculos representa um investimento direto no futuro das nossas crianças e adolescentes. O Programa Bons Olhos garante que esses estudantes tenham melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade. Estamos promovendo inclusão, cidadania e mais oportunidades para todos”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que participou dos eventos.
NÚMEROS – Até o momento, 8.304 óculos já foram confeccionados, sendo 5.387 entregues, 876 prontos para entrega e 2.041 em produção. Isso representa 76,23% da meta de 10.900 óculos previstos.
Os resultados mostram que o programa está ultrapassando metas importantes. A previsão inicial era realizar 67.128 atendimentos. Até agora, foram contabilizados 84.038, ultrapassando a meta em 25,9%.
Entre os destaques, os testes ortópticos, fundamentais para detectar alterações na coordenação ocular, superaram em 282,86% a meta inicial de 14.500 exames, com 55.515 mil testes realizados. Outros procedimentos como retinografia, biomicroscopia de fundo de olho e mapeamento da retina também somam mais de 12 mil atendimentos cada, alcançando quase 85% da meta prevista.
A triagem nas escolas e a seleção de consultas seguiram em ritmo forte: foram 55.515 atendimentos para triagem, o que representa 82,7% da meta, além de 14.191 consultas selecionadas, atingindo 97,88%.
Fonte: AEN PR