sexta-feira, setembro 26

Programa da Capes para docentes é finalista em prêmio internacional

Inscrições para 620 vagas do Profei estão abertas até 29 de setembro. Iniciativa tem parceria de 23 instituições de ensino superior

Destinado à formação de professores da rede pública da educação básica, o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é finalista do prêmio internacional QS Reimagine Education Awards. A iniciativa da CAPES/MEC, em parcedaria com 23 instituições de ensino superior, participa  premiação na categoria Acesso, Diversidade e Inclusão.

A edição 2025 do prêmio será realizada no dia 3 dezembro, em Londres, na Inglaterra. O Reimagine Education Awards existe há 10 anos e é organizado pela QS Quacquarelli Symonds, instituição britânica que identifica inovações em ensino superior e tecnologia educacional. O prêmio leva em conta projetos criativos, de impacto e com potencial de alcance.

O Profei está com inscrições abertas para o novo processo seletivo até 29 de setembro. São ofertadas 620 vagas. As informações sobre o processo seletivo constam no edital. O curso prepara profissionais da educação para tornar o ambiente e o atendimento escolar efetivamente inclusivos.

O programa trabalha com aplicação de metodologias inovadoras, para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, bem como para populações indígena, quilombola e do campo, além dos diferentes gêneros. Também gera oportunidade aos estudantes de aprimorarem seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano social, familiar e profissional.

Além do Profei, a CAPES/MEC publicou editais para seleção de dez cursos de mestrado e um de doutorado: Biologia, Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Artes, Letras, Ensino de Ciências Ambientais e História (também doutorado profissional). Em 2025, foram abertas 7.812 oportunidades, o maior número na história da iniciativa, criada em 2011.

Os links para obter informações, como critérios de seleção e cronogramas, estão listados abaixo. Nos editais, também constam todas as instituições de ensino superior que ofertarão os cursos.

O ProEB é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, que levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do País.

Relação dos editais publicados

– PROFCIAMB – Edital-Nacional-PROFCIAMB-2026_15set2025_tfm_final.pdf

– PROFBIO – https://www.profbio.ufmg.br/destaquedet.php?numaut=3

– PROFÍSICA/MNPEF – https://www1.fisica.org.br/mnpef/ps/2026/informacoes-gerais

– PROFMAT – https://profmat-sbm.org.br/ingresso-2026/

– PROFQUI – https://profqui.iq.ufrj.br/edital-2025/

– PROFSOCIO – https://profsocio.ufc.br/pt/processo-seletivo-2025/

– PROF-FILO – http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/ps-turma-2026-2028/

– PROFARTES – https://profartes.iarte.ufu.br/servicos/rede-nacional

– PROFLETRAS – https://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202502/edital.php

– PROFHISTÓRIA – https://econrio.com.br/index.php/course/selecao-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2026/

– PROFEI – https://www.fct.unesp.br/Home/Pos_Graduacao/-educacaoinclusiva/edital_processo_seletivo_profei_2026_v3.pdf

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá