
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina – HUTec publicou um edital de seleção para o Programa de Resposta Estratégica à Neurodiversidade na Educação – Pró-Rede.
Conduzida junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa selecionará, através de análise de documentos e currículos, profissionais autônomos prestadores de serviço e formará cadastro de reserva para cinco cargos. A especialidade com o maior número de oportunidades é a de Profissional Especializado de Suporte (PES) Nível 1, com 150 vagas. Na sequência, está o cargo de Profissional Supervisor de PES Nível 1, ofertando 15 oportunidades, seguido por Profissional Especializado de Suporte (PES) Nível 2 e Profissional Referência em Avaliação Psicológica, ambos com seis vagas, e Profissional Supervisor de PES Nível 2, que contemplará um prestador de serviços.
O nível de escolaridade exigido para cada especialidade, bem como os demais requisitos e os valores das inscrições, podem ser conferidos no Edital de Processo Seletivo no 016/2025.
A secretária municipal de Educação, Vania Costa, destacou a importância da parceria firmada entre a pasta e a HUTec. Ela acrescentou que o processo seletivo prevê a contratação de técnicos de enfermagem, psicólogos e enfermeiros, além da possibilidade de contar com a participação de graduados de pedagogia, educação física, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, conforme sua classificação no processo. Há oportunidades, ainda, para profissionais com o ensino médio completo com formação em magistério. Os trabalhadores selecionados vão beneficiar quase 400 crianças neurodivergentes da rede municipal.
“Todos esses profissionais vão passar por um curso de capacitação antes de iniciar suas atividades. Esse é um marco para a gestão, pois a inclusão só vem aumentando e conseguimos firmar uma parceria para poder dar o atendimento específico para os alunos da nossa rede municipal. Atualmente, temos mais de mil professores de apoio atendendo os alunos neurodivergentes, o que gera uma falta de docentes na nossa rede. Por isso, o objetivo é que esses docentes sejam gradualmente substituídos pelos profissionais de apoios que serão contratados a partir de agora”, afirmou.
É importante destacar que o quantitativo de vagas se refere ao número total de seleções. Já a contratação dos profissionais será realizada de acordo com a demanda e necessidade. A seleção é voltada a pessoas jurídicas ou microempreendedores individuais (MEIs), e as inscrições poderão ser feitas das 8h de 1º de outubro até as 18h de 8 de outubro, pelo site https://hutec.org.br/. Os salários variam de R$ 3.036,00 a R$ 5.075,00, enquanto as cargas horárias vão de 30 a 40 horas por semana.
Os profissionais selecionados atuarão nas escolas do Município de Londrina e outros espaços definidos pela Secretaria Municipal de Educação. O início das atividades está previsto para 7 de novembro, e o projeto será conduzido até 14 de setembro de 2026, com possibilidade de prorrogação ou antecipação, conforme necessidade da SME.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá