
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, detalhou a avaliação em entrevista à Voz do Brasil desta quinta-feira (16)
No dia 26 de outubro ocorre a Prova Nacional Docente, um exame realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes. Em entrevista à Voz do Brasil, desta quinta-feira (16/10), o presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou a prova como a grande chance para aqueles que querem ingressar no magistério.
Professores que se prepararam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades, eles vão encontrar agora uma oportunidade de acesso à carreira. Com isso, teremos mais professores candidatos a ocupar os cargos de professor das redes de ensino e, portanto, uma elevação da qualidade da nossa categoria docente em todo o país“, afirmou.
Mais de um milhão de inscrições foram confirmadas para a primeira edição do PND, que vai valer por mais três anos, de acordo com Palacios. “Então, quem fizer a prova desse ano pode utilizar esses resultados para todos os editais que forem publicados mais à frente, com a previsão de uso dos resultados da PND para o ingresso na carreira”, destacou.
A prova tem a finalidade de auxiliar na elevação da qualidade dos processos seletivos para professores, não apenas estimulando a realização de concursos públicos, mas também induzindo o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.
A avaliação faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no País. Embora não seja um concurso público, seus resultados podem ser utilizados por estados e municípios como etapa única ou complementar em seus processos seletivos.
Leia a entrevista completa:
Presidente, para começar, o que está sendo esperado com essa primeira edição da Prova Nacional Docente?
É a primeira vez que estamos organizando uma avaliação de professores em todo o país com a possibilidade de ingresso na carreira do magistério. Então, os resultados que cada professor e cada graduando nos cursos de licenciatura que participarem da Prova Nacional Docente, cada resultado que eles obtiverem, eles podem utilizar ao longo de três anos para concursos públicos e para processos seletivos simplificados que todas as redes realizam ao final de cada ano letivo.
Então, é uma avenida de oportunidades para aqueles que querem ingressar na carreira docente, tanto os que estão se formando, os jovens que estão se formando agora, quanto aqueles que, por uma razão ou outra, não encontraram a oportunidade do concurso público e querem voltar ao magistério e exercer a profissão de professor. Então, é uma grande iniciativa do Ministério da Educação. Nós temos mais de um milhão de inscritos, é um número muito significativo de candidatos à carreira docente e nós temos a expectativa de que dia 26 será um grande sucesso.
Agora, a gente sabe de onde são, a gente tem um perfil de onde vem a maioria desses inscritos?
Olha, nós temos algo como 280 mil que são aqueles jovens que estão concluindo os cursos de licenciatura e eles fazem a prova nacional docente porque é obrigatório para todo estudante que conclui o curso participar do exame nacional de desempenho. E nós temos, além desses, aproximadamente 800 mil inscritos, que temos 300 mil, grosso número, já exercendo a atividade docente e 500 mil que querem ingressar, já se formaram, já são licenciados e querem ingressar na carreira docente. Então, nós temos tanto professores que, por uma razão ou outra, muitas vezes são temporários e querem participar de concursos públicos para serem professores efetivos de alguma rede de ensino, quanto aqueles que, por uma razão ou outra, não entraram e querem ingressar agora na carreira docente.
Como é que essa prova vai ajudar a qualificar mais os docentes?
É uma oportunidade daqueles que estão se formando e daqueles que já se formaram ingressarem na carreira docente. É claro que o concurso público, a seleção feita pela Prova Nacional Docente, que utiliza a Prova Nacional Docente como uma das suas etapas, ela vai assegurar um canal de acesso à carreira docente.
Então, professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades, eles vão encontrar agora uma oportunidade de acesso à carreira. Com isso, teremos mais professores candidatos a ocupar os cargos de professor das redes de ensino e, portanto, uma elevação da qualidade da nossa categoria docente em todo o país.
Agora, presidente, a Prova Nacional Docente tem um papel também para ajudar os estados e municípios na seleção dos professores. Eles podem aproveitar essa nota da prova? Como é que vai funcionar?
Olha, 22 estados e aproximadamente 1.500 municípios aderiram à Prova Nacional Docente. Nós temos a expectativa de que os concursos públicos, que esses estados e municípios venham a abrir, estimulados inclusive pela Prova Nacional Docente, venham a utilizar a Prova Nacional Docente como uma de suas etapas. E é isso que esperamos acontecer, tanto no final desse ano, com os processos seletivos que os estados e municípios vão abrir, quanto ao longo do ano que vem.
Serão avaliadas 17 áreas da licenciatura. Como é que vai ser a prova?
Tem perguntas diferentes para cada área? Olha, as provas têm 80 questões. 30 questões são de temas gerais da formação docente e 50 questões são relativas a cada uma das especialidades que foram incluídas na Prova Nacional Docente.
São 17 licenciaturas, 17 áreas de especialização na formação de professores.
A gente está falando aqui, presidente, da formação de professores da educação básica, né?
Sim, educação básica. Nós temos os professores que atuam em todos os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.
Então, ensino fundamental, ensino médio.
E educação infantil, né? Os cursos de pedagogia, eles formam professores também para a educação infantil.
E a prova vai acontecer todos os anos, a partir de agora?
Todos os anos. É uma prova anual. Os resultados da prova, como eu cheguei a mencionar antes, valem para os três anos. Então, quem fizer a prova desse ano pode utilizar esses resultados para todos os editais que forem publicados mais à frente, com a previsão de uso dos resultados da PND para o ingresso na carreira.
Só para a gente concluir rapidinho, a gente só tem mais um minutinho, essa prova está ligada ao Mais Professores pelo Brasil, né?
Ela é parte do programa Mais Professores, que prevê bolsas de estudo para aqueles que, por meio do Enem, queiram cursar as licenciaturas, é o pé de meia das licenciaturas, a concessão de bolsas para professores que assumam cargos em áreas em que há muita carência de professores. Tivemos ontem o lançamento da Carteira Nacional Docente, com a previsão de uma série de vantagens. Eu já recebi a minha carteirinha de docente.
É uma bela carteira e, com ela, também temos um movimento de valorização dos professores e da importância dessa carreira em todo o país.
Crédito: Agência Gov
Leia Mais em: O Maringá