
A Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres de Londrina realiza, nesta sexta-feira (17), sua reunião mensal, com o tema “O atendimento da mulher em situação de violência doméstica nos serviços de saúde”. O encontro, destinado aos integrantes da Rede, será no auditório da Prefeitura, a partir das 8h30, e contará com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Ela participará com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Rede de Enfrentamento e as demandas dos serviços presentes.
Durante a reunião, haverá apresentações de alguns serviços de saúde da cidade, tais como a Diretoria de Urgência e Emergência (DUES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hospital Evangélico e Santa Casa de Londrina, entre outros.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, destacou que o trabalho conjunto entre diferentes órgãos, instituições e esferas governamentais é essencial para a prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. “É muito positivo que possamos contar com a presença da ministra, pois isso enriquece as discussões sobre as estratégias intersetoriais da rede. A violência contra a mulher é um problema que deve ser enfrentado em nível nacional, estadual e municipal, pois juntos somos capazes de implementar e executar ações mais abrangentes, efetivas e assertivas”, disse.
A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Sueli Galhardi, salientou que a articulação para a vinda da ministra foi realizada pelo CMDM. “A participação da ministra das Mulheres, Marcia Lopes, fortalece ainda mais a política pública para as mulheres no município de Londrina. A Rede é um espaço de articulação, de fortalecimento e estabelecimento de fluxos e protocolos para um atendimento mais qualificado às mulheres em situação de violência. O objetivo é que elas se sintam seguras na rede de proteção e recebam assistência integral, intersetorial, humanizada e não revitimizadora através dos serviços especializados das instituições e serviços dela integrantes”, pontuou.
Sobre a Rede – A Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres do Município de Londrina é um espaço de discussão técnica e de articulação das políticas públicas. Compõe-se de profissionais que atuam direta ou indiretamente no atendimento à mulher em situação de violência, tais como secretarias municipais, polícias Militar, Científica e Civil, Guarda Municipal, Ministério Público, Juizados de Violência Doméstica e Familiar, Conselho Tutelar e Defensoria Pública. O órgão foi criado em 5 de março de 2012 e atualmente é regulamentado pelo Decreto Municipal 1.208, de 17 de setembro de 2024.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá