A Secretaria de Estado da Educação promoveu nesta quinta-feira (25) uma webconferência com os estudantes embaixadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São alunos selecionados para representar, cada um, uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em escolas que realizam a avaliação, que acontece na segunda quinzena de outubro. Ao todo, são aproximadamente 16 mil estudantes em todo o Paraná com a missão de mobilizar e incentivar os colegas na preparação para a prova.
O encontro contou com a participação do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, e do diretor de Educação, Anderfabio de Oliveira, que deram as boas-vindas aos jovens e explicaram as atribuições do programa.
Entre as funções dos estudantes embaixadores estão participar de reuniões de orientação sobre a avaliação, colaborar na divulgação de informações e datas, reforçar junto aos colegas a importância do preparo e do comprometimento com a avaliação. Também devem apoiar atividades relacionadas aos descritores do Saeb, criar campanhas internas como vídeos, slogans e murais, promover trocas de ideias e momentos de aprendizagem coletiva, além de participar das avaliações diagnósticas e mobilizar a escola no dia da aplicação.
Durante a reunião virtual, o secretário destacou a importância do protagonismo juvenil no processo. “Vocês têm um papel fundamental para que todos entendam a relevância do Saeb. O envolvimento dos embaixadores é essencial para o sucesso da avaliação”, afirmou.
O diretor de Educação ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “A atuação dos embaixadores fortalece o engajamento nas escolas e cria um ambiente de colaboração, no qual cada estudante se sente parte importante desse processo”, disse.
SAEB – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação no Brasil. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ele avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além de coletar informações sobre fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem.
Os resultados são fundamentais porque compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da educação pública e norteia políticas educacionais em todo o país.
No Paraná, o projeto Estudante Embaixador foi criado justamente para ampliar a participação da comunidade escolar, estimular o protagonismo juvenil e transformar os jovens em agentes multiplicadores, capazes de mobilizar e inspirar os colegas para a realização da avaliação.
Fonte: AEN PR