Neste mês, a Defesa Civil do Paraná celebra o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres (13 de outubro) com ações descentralizadas em todo o Estado e um calendário com iniciativas alinhadas à data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) – o objetivo é fortalecer a cultura de prevenção e ampliar o conhecimento sobre riscos e desastres. Para envolver a população paranaense, o órgão preparou dois cursos abertos a todos os públicos.
Os cursos ofertados são “Defesa Civil do Paraná: estrutura e conceitos básicos” (inscrições AQUI) e o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (inscrições neste LINK), ambos iniciados a partir do dia 13.
Paralelamente, a instituição oferecerá cursos internos destinados a servidores, entre eles, Conhecimentos Fundamentais para Gestores Municipais de Proteção e Defesa Civil (Turma 2 — 2025), Riscos e Desastres: Conhecimentos Fundamentais (Turma 2025) e o Curso Introdutório de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Turma III — 2025). Todos os cursos são online.
“Para construir um Estado mais resiliente, é necessário que diversos setores atuem de forma integrada, com o mesmo objetivo, e que a sociedade participe ativamente desse processo. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado do Paraná e da Defesa Civil Estadual em fortalecer a cultura de prevenção e ampliar o conhecimento sobre riscos e desastres em todo o território paranaense”, destaca o porta-voz da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.
Confira a programação completa.
LIVES PARA CONSTRUIR RESILIÊNCIA – Além dos cursos, a população também poderá conhecer mais sobre o trabalho da Defesa Civil por meio de lives que tratam sobre temas variados como: a organização da defesa civil; como é feito o monitoramento e o alerta que chega no celular; novidades no programa de voluntariado; a resiliência, os ODS e a emergência climática; entre outros assuntos.
A primeira live acontecerá nesta quarta-feira (08) e abordará como funciona a Defesa Civil no Paraná, quem trabalha nela e como são os processos para auxiliar as pessoas atingidas por desastres. Os participantes poderão receber certificado. Basta se inscrever neste LINK.
Fonte: AEN PR