Em 14 meses, 60% da população da cidade de Rio Bom, na região Norte do Estado, terá acesso ao sistema de esgotamento sanitário. Uma reunião na prefeitura nesta sexta-feira (5) marcou o início da obra, com a participação de secretários municipais, vereadores, diretores, gerentes e técnicos da Sanepar.
O investimento no valor de R$ 15 milhões vai abranger a instalação de uma moderna estação de tratamento de esgoto e 10 quilômetros de tubulações, entre rede de coleta, interceptores e emissário. Detalhes das três frentes de trabalho que terão início entre setembro e outubro foram apresentados pelos engenheiros responsáveis pela obra, tanto da Sanepar quanto da Construtora Patamar, ganhadora da licitação.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a diretora de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, e o diretor de Operações, Sérgio Wippel, cumprimentaram as autoridades de Rio Bom pela conquista, em transmissão direta da sede da Sanepar em Curitiba. Eles sinalizaram a parceria para ampliar ainda mais o atendimento com esgotamento sanitário em Rio Bom, atendendo ao Marco Legal do Saneamento, com previsão de chegar a 100% de atendimento até 2033.
Agradecendo pelo apoio na concepção do projeto e viabilização do empreendimento, Bley destacou a tecnologia embarcada na obra, o lodo ativado, para o tratamento de esgoto. “É o mais moderno que existe hoje na conceituação mundial”, disse, destacando o objetivo da Sanepar de levar saúde pública para todos por meio do acesso ao saneamento.
“Este é mais um marco importante que vamos deixar para a história de Rio Bom, de saneamento, saúde e qualidade de vida, que vai se iniciar em alguns dias”, afirmou o prefeito Moisés Andrade. “É uma honra poder, mais uma vez, trazer uma obra importante como esta, que trará saúde para nosso povo”.
O vice-prefeito Anízio dos Santos fez questão de citar que a obra é aguardada pela comunidade há muito tempo. “Para nós é uma alegria muito grande, saber que os 60% vão estar prontos em um ano para a gente”.
OBRAS – Após a reunião na prefeitura, uma comitiva de secretários municipais e vereadores visitou o terreno de 17 mil metros onde será instalada a estação de tratamento de esgoto.
O gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, comemorou o início da obra. “Vai ser um transtorno momentâneo, mas podemos dizer que trará um benefício enorme para toda a vida da população de Rio Bom”, disse.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Erick da Saúde, avalia que a população pode ter um pouco de receio no início da obra, mas que as reuniões comunitárias que serão agendadas esclarecerão como serão as etapas da obra e as orientações para interligar os imóveis na rede de esgoto. “O prazo é de 14 meses. E eu acredito que vai ser uma coisa boa para o nosso município e também para a gestão, para a saúde, que é o principal”.
Luiz Carlos Jacovassi lembrou ainda que a Sanepar está investindo mais R$ 700 mil para reforçar a distribuição de água na região central da cidade, além da implantação, em parceria com a prefeitura, do sistema de abastecimento na comunidade rural Água do Godoy.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião e da visita em campo o engenheiro da Sanepar responsável pela obra, Gladiston Cotêlo, e a gerente comercial da Sanepar na Região Nordeste, Evelise Kluk. Pela Construtora Patamar, participaram o sócio Luciano Pozza e os engenheiros Roney Turchiari e Matheus de Paula.
Fonte: AEN PR