
Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (30), a Sala do Empreendedor de Londrina comemorou seus 15 anos de atividades com o lançamento da nova identidade do espaço e o anúncio de iniciativas voltadas aos microempreendedores individuais (MEIs). O evento reuniu autoridades municipais, representantes de entidades parceiras e integrantes do ecossistema de empreendedorismo da cidade.
Durante a cerimônia, houve uma homenagem simbólica pelos 15 anos de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, com o descerramento de placa comemorativa. A celebração também foi marcada pelo anúncio de duas importantes novidades. A primeira é a ampliação do horário de atendimento da Sala do Empreendedor, que passa a funcionar também no período da tarde, com recebimento dos empreendedores até 16h e atendimento até às 17h.
Além disso, dois novos projetos foram anunciados. Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), por meio do programa EducAcil, os MEIs atendidos pela Sala terão acesso gratuito a pelo menos uma vaga para todos os cursos oferecidos pela escola de gestão empresarial. O objetivo é ampliar a formação e fomentar o networking entre os empreendedores locais e promover a inserção dos pequenos negócios em ambientes corporativos.
O segundo projeto que será implementado, em conjunto com a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC) por meio da sua incubadora INTUEL, prevê a atuação de um Agente Regional de Inovação na Sala do Empreendedor. A partir de outubro, esse agente realizará atendimentos presenciais e ciclos de formação voltados à inovação, gestão e crescimento sustentável dos pequenos negócios.
O atendimento da Sala do Empreendedor dá suporte em topas as etapas, da pessoa física que está buscando orientações para constituir seu CNPJ a quem já é empreendedor e busca ampliar seu negócio, seja com capacitação em diferentes áreas como gestão, finanças e marketing, seja com acesso às linhas de crédito subsidiadas da Fomento Paraná, com recursos de até R$ 20 mil reais. A Sala fica na rua Pernambuco, 162, centro de Londrina.

No evento desta terça (30), o prefeito Tiago Amaral destacou que o trabalho que está sendo feito vem exatamente no sentido de valorizar o emprego, o empreendedorismo e a formalização. “A nossa Sala do Empreendedor, junto com a Secretaria do Trabalho, está formatada para receber quem quer se desenvolver. Esse ambiente é o lugar de quem tem o tino empreendedor e precisa de apoio para tirar sua ideia do papel. Achamos uma forma de trabalho que dá o suporte necessário para que todo desejo real de crescer se torne um empreendimento. Quem quer trabalhar e produzir tem hoje, em Londrina, toda a condição para isso”, destacou.
O gerente da regional norte do Sebrae Rubens Negrão, lembrou que o momento é de comemorar e também fortalecer essa política pública de desenvolvimento. “Começamos essa história há 15 anos e hoje somos mais de 53 mil MEIs, ou seja, 53 mil famílias que estão gerando renda e trazendo arrecadação para a cidade. Somente este ano, foram cerca de cinco mil MEIs já atendidos na Sala de Londrina e temos muito para crescer ainda. Sebrae e Prefeitura estão juntos nessa missão”, reforçou.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, agradeceu a todos pelo envolvimento com as ações da Sala. “Temos tanta gente nessa celebração hoje que são diretamente responsáveis por todo o sucesso que a Secretaria e a Sala vêm tendo que, além de celebrar, temos muito o que agradecer. Obrigado ao prefeito que nos impulsiona e nos dá condição de gerar a transformação que a cidade precisa, obrigado às entidades que apoiam e potencializam nossas ações, ao Sebrae por essa parceria tão exitosa e aos nossos servidores que se dedicam diariamente para atender a expectativa dos nossos empreendedores e entregarem serviços de excelência”, pontuou.
Criada em 2009, a Sala do Empreendedor é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), da Fazenda (SMF) e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde então, tem sido referência no atendimento a quem deseja empreender ou formalizar seu negócio na cidade.
A Sala conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-LDR) e do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon).
“A Sala do Empreendedor é um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico local, estabelecido com uma parceria robusta entre Prefeitura, Sebrae, ACIL, Fomento Paraná e UEL, entre outras entidades. A reinauguração otimiza e fortalece o suporte oferecido aos micro e pequenos empreendedores, proporcionando não só a facilitação dos processos de formalização e acesso a microcrédito, mas também um foco essencial em qualificação. A ACIL, por exemplo, está oferecendo vagas gratuitas em programas de capacitação, fornecendo aos empresários as ferramentas e o conhecimento necessário em gestão para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade de seus empreendimentos. Tudo isso mostra o compromisso com o desenvolvimento local e regional, gerando mais negócios e renda para Londrina”, complementou o superintendente da ACIL, Rodrigo Geara.
Estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Fazenda, Eder Pires, o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, o diretor administrativo do Sescap-LDR, Nelson Barizon, o presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Roberto Moreira, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Cláudio Bravim, o gerente do SESC Centro, Everson Furtado, os vereadores Antônio Amaral e Sidnei Matias, representantes da sociedade civil organizada e demais instituições parceiras da Sala do Empreendedor.
Crédito: Prefeitura de Londrina
Leia Mais em: O Maringá