segunda-feira, novembro 17

Saúde reforça medidas de combate às arboviroses

Oito bairros das zonas Sul, Norte e Oeste recebem as atividades dos agentes de vigilância ambiental Foto: Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando as ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial em todo o município. Com a programação SVS na Rua, oito bairros das zonas Sul, Norte e Oeste recebem esta semana as atividades dos agentes de vigilância ambiental em saúde.

Nesta terça-feira (18/11), o SVS na Rua vai acontecer nos bairros da Tijuca, Leme, Cascadura, Santíssimo e Campo Grande. Já na quarta-feira (19), será a vez do bairro de Santo Cruz, Tijuca, Piedade, Magalhães Bastos .

Este ano, até o dia 8 de novembro, foram feitas 10.444.770 visitas a imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 1.458.181 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2024, foram realizadas 11,6 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 1,8 milhão de recipientes.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 de atendimento ao cidadão da Prefeitura, pelo telefone ou site.

Categoria:

  • 17 de novembro de 2025
  • Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

    Leia Mais em: O Maringá