terça-feira, outubro 28

Secretaria da Juventude leva jovens e oficinas ao Expo Favela

A Oficina de DJ apresentou jovens formados na Indústria do Som demonstrando suas habilidades na montagem de sets e mixagens ao vivo – Laryssa Lomenha/JUVRio

A Secretaria da Juventude Carioca (JUVRio) participou da Expo Favela Innovation Rio 2025, realizada nos dias 25 e 26 de outubro, na Cidade das Artes. O evento, reconhecido por reunir empreendedores, artistas e projetos das favelas de todo o país, conectou talentos periféricos com investidores, aceleradoras e grandes nomes do mercado. Cerca de 100 jovens dos Espaços da Juventude e do Pacto pela Juventude participaram das atividades e circularam pela feira.

A JUVRio teve um stand no evento e apresentou o trabalho desenvolvido pelos Espaços da Juventude, iniciativa que já certificou mais de 36 mil jovens em cursos gratuitos de tecnologia, economia criativa e desenvolvimento pessoal. Atualmente, são sete unidades em funcionamento localizadas no Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vargem Pequena, Campo Grande, Vigário Geral e Jacarezinho. O stand da JUVRio se tornou um ponto de aprendizado, experimentação e troca de experiências, destacando o potencial da juventude carioca e o impacto das políticas públicas voltadas para esse público.

– A proposta foi levar para a Expo Favela um pouco da energia e do talento dos jovens que fazem parte dos programas da secretaria, mostrando como o conhecimento adquirido nos Espaços da Juventude tem transformado realidades e criado novas oportunidades – destacou a secretária da Juventude Carioca, Gabriella Rodrigues.

Uma das participantes, Yasmin Leal da Silva, de 18 anos, aluna do Espaço da Juventude de Vigário Geral, destacou a importância da experiência.

– Foi muito legal ter a oportunidade de ir ao Expo Favela. Além do estande da JUV, que mostrou na prática o que aprendemos nos cursos do Espaço da Juventude, o que eu mais gostei foi o ambiente Favela Literária. Pude conhecer o trabalho de artistas incríveis.

O público que visitou o stand participou de oficinas e experiências práticas inspiradas nos cursos oferecidos nos Espaços. Entre as atividades estiveram o “Jogo do Fortnite – Design de Games”, uma vivência interativa sobre o universo dos games e suas possibilidades profissionais; a Oficina de DJ, que apresentou jovens formados na Indústria do Som demonstrando suas habilidades na montagem de sets e mixagens ao vivo; e a Oficina de Impressora 3D, com impressoras em funcionamento e peças produzidas pelos alunos, evidenciando o papel da tecnologia na economia criativa.

Crédito: Prefeitura do Rio de Janeiro

Leia Mais em: O Maringá